Castrolanda incentiva cooperação entre crianças e jovens com ações educacionais e recreativas

Castrolanda incentiva cooperação entre crianças e jovens com ações educacionais e recreativas

Da Assessoria

Um grande movimento nacional que estimula iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras: esta é a definição do Dia de Cooperar. A Castrolanda faz parte desse movimento e, para incentivar a cooperação e o voluntariado, realizou ações educacionais e recreativas, na manhã do último sábado (2), no Memorial da Imigração Holandesa.

Celebrado no primeiro sábado de julho, o Dia C é organizado pelo Sistema OCB, em parceria com as cooperativas, e em 2022 teve como tema Atitudes Simples Movem o Mundo. O evento da Castrolanda teve como público-alvo crianças e jovens de 11 a 17 anos e foi prestigiado por mais de 150 pessoas, entre participantes e voluntários.

Presidente da Castrolanda durante a abertura do Dia C.

“A palavra cooperar significa união, juntar esforços, inteligência para vencer um obstáculo, remete justamente a nos tornarmos mais fortes para vencer alguma dificuldade. Com a participação dessas crianças e jovens aqui, estamos apresentando a eles, de maneira voluntária, ações de alguns setores da Cooperativa e aumentando um pouco mais o seu conhecimento”, relata o Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

Crescer e Cooperar

As atividades iniciaram com a apresentação das cooperativas escolares constituídas pelo Programa Crescer e Cooperar, que trabalha os princípios do cooperativismo nas escolas de ensino fundamental I e II e ensino médio nas regiões de atuação da Cooperativa. Representantes da CoopEECC e a CoopEM, da Escola Evangélica Comunidade de Castrolanda e do Colégio Emília Erichsen, contaram como tem sido a experiência com as bases cooperativistas.

Programa Crescer e Cooperar é trabalhado em instituições de ensino nas regiões de atuação da Castrolanda.

“Para mim, cooperar é a aceitação de dois pensamentos diferentes. Na CoopEECC, distribuímos as atividades e trabalhamos em equipe. Então, estamos sempre em contato com pessoas novas. Trabalhamos muito essa questão de: eu tenho que aceitar a opinião do outro, mas também tenho que levar em consideração o meu pensamento. A gente sempre trabalha em conjunto para chegar a uma conclusão que beneficie a todos”, explica a estudante da Escola Evangélica e Secretária da CoopEECC, Anna Clara Weinert.

Feira do Conhecimento

As crianças e jovens também participaram da Feira do Conhecimento, em parceria com as áreas de Comunicação e Marketing, Estratégia, Finanças, Energia, Tecnologia da Informação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Cooperativa. O momento trouxe dicas sobre profissões e apresentou informações sobre as áreas da Castrolanda, conforme relata o Analista de Cooperativismo, Jhonatan Bonfim.

“Seguindo o tema do evento, que é ter atitudes fáceis, que estão ao nosso alcance, mas que para muitas dessas crianças não é a realidade do dia a dia. Além da base do cooperativismo, elas também conheceram temáticas relacionadas à segurança do trabalho, segurança da informação na parte de redes sociais, sustentabilidade, educação financeira, entre outras áreas que complementam com o que eles trabalham nas cooperativas escolares”.

Feira do Conhecimento apresentou aos participantes um pouco das ações das áreas da Cooperativa.

A cooperação e o voluntariado

O Gerente Executivo Financeiro e gestor da área de Cooperativismo da Castrolanda, Paulo Machinski, destacou a importância das ações realizadas no Dia C. “As cooperativas, por si só, já são um movimento de ajuda para toda a sociedade, porque juntas elas fazem algo em comum. Um ajudando o outro com um objetivo em comum: isso é o cooperativismo. O Dia C é muito especial para a Castrolanda, que participa do movimento há vários anos. Hoje trouxemos as crianças para conhecerem a realidade de uma cooperativa e tivemos a apresentação das cooperativas escolares. Para nós, é uma alegria muito grande, algo que nos enche de orgulho”.

Crianças e jovens também tiveram momentos de lazer com atividades recreativas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!