Da Assessoria
No próximo sábado (12), toda a comunidade católica do Brasil irá reverenciar Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Feriado nacional, sua festa litúrgica será celebrada em Castro, com missas solenes. Na localidade do Guararema, na capela que leva o nome da padroeira e que pertence à Paróquia São Judas Tadeu, às 10 horas, a celebração será presidida por padre Vandir Santo Freo. Já na matriz, a comunidade irá celebrar às 19 horas.
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na vila Rio Branco, que nesta semana celebra também o setenário de seus padroeiros – Senhora do Rosário e São José – às 10 horas, acontecerá missa solene na matriz. Às 11 horas, a comunidade sairá em carreata pelas ruas do bairro, com a bênção dos veículos em seguida.
Conhecida como ‘a igreja do ícone do amor’, a matriz da Paróquia Nossa Perpétuo Socorro, no Jardim Colonial, terá sua missa às 9 horas para agradecer e pedir bençãos à padroeira. Na matriz Sant’Ana, a celebração será às 18 horas.Encenação
Até 2021, o feriado de Nossa Senhora Aparecida em Castro era marcado pela tradicional missa campal no Parque Municipal Doutor Ronie Cardoso, o ‘Parque Lacustre’. A celebração era realizada em conjunto pelas quatro paróquias, que se uniam também para uma carreata pelas ruas centrais e bairros com a imagem da padroeira do Brasil. Nem a missa nem a carreata, envolvendo todas as comunidades, acontecerão novamente este ano.
Ao lado da celebração e da carreata, as paróquias ainda apresentavam uma encenação nas águas do lago para resgatar a história da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada por três pescadores, no ano de 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Feita de terracota, a imagem original tem 36 centímetros de altura e pesa 2,5 kg. A apresentação reunia integrantes das diferentes comunidades e uma multidão de devotos.
Fonte Renato de Oliveira
Fotógrafo Renato de Oliveira