Castro lança projeto de fruticultura no Socavão e envolve 14 famílias em iniciativa inédita

Prefeitura apresenta programa que fornece mudas, assistência técnica e apoio financeiro para impulsionar a produção de pêssego e uva

0 19

Da Redação

Castro – A Prefeitura de Castro deu mais um passo para ampliar o fortalecimento da agricultura familiar ao lançar, nesta quinta-feira (27), um projeto de fruticultura voltado à região do Socavão. A reunião, realizada na Associação dos Moradores, reuniu cerca de 50 pessoas e, contou com a participação da vereadora Fátima Castro, marcou o início da adesão de 14 famílias ao programa, que prevê a implantação de aproximadamente um hectare de produção para cada participante, dividido entre pêssego e uva.

O secretário de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, destacou que a iniciativa responde a uma orientação direta do Executivo para ampliar as oportunidades econômicas no Vale do Ribeira. “Estamos aqui no Socavão, na associação dos moradores, para implementar um projeto de fruticultura aqui no município. O prefeito sempre pede pra gente ter um olhar para o Vale do Ribeira, que é onde as famílias precisam de uma geração de renda. Então a gente está pensando em implementar esse programa lá. A gente fez uma visita em Cerro Azul, na propriedade do Seu Adair, que é um grande produtor lá e ele se dispôs a vir aqui nos ajudar a implementar esse programa”, afirmou.

O produtor rural Adair Andrighetti, de Cerro Azul, referência no cultivo de frutas, participou do encontro para compartilhar experiências. Com 28 anos dedicados à fruticultura e mais de 100 alqueires cultivados, ele apresentou sua trajetória. “Dar uma explicação assim, da forma que a gente conduz uma lavoura de fruta, né? Chegamos ali com uma atividade, com o desejo de investir na agricultura, plantar uva, pêssego, ameixa, caqui. Chegamos lá e tudo deu certo, e nós estamos lá há 28 anos”, relatou. Ele produz cerca de 500 toneladas de ameixa por ano, abastecendo grandes redes em São Paulo, Londrina e outras regiões.

Foto: Ubiratan Debetil

 

O prefeito Reinaldo Cardoso reforçou que o projeto segue um modelo de sucesso e pretende transformar a realidade da região. “Foi uma reunião muito boa em que nós estamos lançando um projeto inédito de fruticultura, aos moldes do município de Cerro Azul. Foi o projeto que levantou Cerro Azul para os pequenos produtores, e nós queremos implantar isso aqui na nossa região da Ribeira. Determinei já que façam uma associação de produtores, para que a gente possa fazer um programa de apoio, pra nós organizarmos um projeto que vai ser inédito na região e que vai trazer muita renda para os produtores”, afirmou.

Além do fornecimento de mudas e assistência técnica, a prefeitura também dará suporte para acesso a linhas de crédito, garantindo condições para que as famílias iniciem a produção com segurança. Durante o encontro, a administração municipal ainda destacou outros programas em andamento para fortalecer a agricultura familiar, como iniciativas de piscicultura no Abapan, produção de queijo de búfala e manejo de gado no Socavão, além de projetos de horticultura no Gararema e no Rio Abaixo.

Com planejamento, apoio técnico e formação de uma associação local, o município aposta em um novo ciclo de desenvolvimento para os pequenos produtores da região.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.