Castro já confirmou oito casos da Influenza A H3N2

Castro já confirmou oito casos da Influenza A H3N2

Matheus de Lara

Além do aumento de casos de Covid-19 e do surto da Influenza A H3N2, subtipo do vírus da H1N1, a nova onda vem gerando preocupação em todo o país. Nesta quarta-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informou que o estado registrou mais 113 novos casos e três óbitos. Com isso, já foram contabilizados 375 casos e quatro mortes pela H3N2. A transmissão da doença já é considerada comunitária.

A reportagem do Página Um News conversou com a enfermeira Charlini Ferreira Regatiere, para saber como o vírus está circulando em Castro. Segundo ela até o último balanço divulgado no início da semana, foram confirmados oito casos desde o início da contagem, sendo quatro homens e de quatro em mulheres. Nos casos divulgados, uma paciente de 23 anos foi confirmado com a cepa Darwin que faz parte da influenza. “Tratava-se de uma gestante residente do município. Ela foi medicada, monitorada e evoluiu sem maiores complicações”, disse a enfermeira.

Para Charlini, os sintomas da Covid-19 e a H3N2 são difíceis de diferenciar apenas por sinais clínicos, mas que dados epidemiológicos e laboratoriais auxiliam no diagnóstico. “Os cuidados devem ser mantidos, e em caso de surgimento de sintomas procurar atendimento médico”. Os sintomas da H3N2 são febre alta, tosse, dor de garganta, cabeça, corpo e articulações.

Sobre o risco de surto, a enfermeira conta que “toda localidade onde existe a circulação de um vírus, está em risco de ocorrer surto”. Quanto a atual campanha de vacinação da gripe, quem ainda não se vacinou tem até o dia 31 de janeiro para se vacinar.

Ao finalizar a reportagem complementou que “sabendo que existe a circulação destes vírus, toda aglomeração pode significar no aumento de casos”, disse Charlini.

Flurona

Castro não há casos registrados da Flurona, que é infecção simultânea dos vírus da Covid-19 e Influenza.

Foto: Divulgação / Geraldo Bubniak – AEN

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!