Da Assessoria
O prefeito lembrou a trajetória da homenageada, historiadora e gestora cultural, que foi peça-chave na criação e manutenção do Museu do Tropeiro. “Judith dedicou sua vida à preservação da história de Castro. Ela foi a minha maior colaboradora. Hoje, honramos essa trajetória e reafirmamos nosso compromisso com a cultura e a sustentabilidade como pilares do desenvolvimento”, disse.
Durante a visita a Castro, Rafael Greca percorreu o Museu do Tropeiro e a sede da Secretaria Municipal de Cultura. No local, foi recebido com uma apresentação do músico e professor Naymer Schmidt e com a declamação de uma trova de autoria do guarda municipal Jorge Carlos Ferreira, que o emocionou. Greca também recebeu livros de autores locais e produtos típicos produzidos no município, em um gesto de valorização da arte e da produção regional.
O Complexo Histórico-Cultural Judith Carneiro de Mello é composto pelo Museu do Tropeiro, Igreja de Sant’Ana, Casa da Praça, Casa de Sinhara, Casa Mariana e Casa de Mariinha. A ação integra o compromisso da Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em preservar e valorizar a memória, a história e a cultura local.