Castro inaugura Centro Educacional Especializado que revoluciona atendimento à primeira infância

Unidade leva o nome da professora Edite de Fátima Tobias e reúne tecnologia imersiva, estímulos sensoriais e atendimento multidisciplinar; investimento foi de R$ 840 mil

0 1

Emerson Teixeira*

Castro inaugurou nesta quarta-feira (10) um dos espaços mais modernos da educação infantil nos Campos Gerais: o Centro Educacional Especializado Primeira Infância Professora Edite de Fátima Tobias, projetado para oferecer desenvolvimento, estímulos e cuidado personalizado às crianças. “Castro ganhou um espaço que vai marcar a história da educação infantil”, destacou o prefeito durante a entrega.

Com investimento de aproximadamente R$ 840 mil da Secretaria Municipal de Educação — incluindo reforma, equipamentos, mobiliário, brinquedos e área externa com parquinho e piso emborrachado — o Centro terá capacidade para atender, a partir de 2026, até 72 crianças com acompanhamento pedagógico e sessões conduzidas por professoras formadas em Educação Especial.

O novo espaço reúne quatro ambientes especializados: a Sala Multidisciplinar IUP6D, a Sala de Recurso Multifuncional, a Sala Psicopedagógica e o Espaço Simbólico. Cada área foi planejada para oferecer estímulos sensoriais, atendimento lúdico, suporte cognitivo e experiências imersivas.

A coordenadora Vivian Katzenwadel explica que a sala multidisciplinar é um dos destaques do Centro. “Temos a sala multidisciplinar, que ela se chama UP6D. Por quê? Porque ela trabalha todos os sentidos da criança através dos aspectos sensoriais. Cheiro, toque, sensações”, afirmou. O ambiente reúne luzes, sons, aromas, games, internet das coisas e até um assistente virtual, criando uma estrutura de estímulos inédita no município.

Na demonstração aos visitantes, a professora Márcia Rabe apresentou os “tentáculos” utilizados para crianças com sensibilidade ao toque. “Esses tentáculos aqui é a questão sensorial da criança. Ele tem uma vibração muito, muito sutil, quase imperceptível. Aquela criança que tem a dificuldade do toque, da sensibilidade, a questão assim, ah, do cortar o cabelo, do professor que precisa pegar pra trocar a fralda, eu posso trabalhar ela estimulando com isso aqui”.

O Espaço Simbólico foi planejado para desenvolver habilidades por meio de brincadeiras guiadas. “Nós teremos também aqui um espaço simbólico, um espaço que tem o objetivo de trabalhar com as crianças a brincadeira. Mas toda brincadeira, ela terá um propósito. Por exemplo, a criança tem dificuldade de se alimentar, nesse espaço, vai ser o momento em que ela vai fazer isso brincando”, explicou Vivian.

A secretária municipal de Educação, Luciane Farias, ressaltou a importância da rotina adaptada. “A parte da rotina do dia a dia também é muito importante no neurodivergente. Porque ele precisa esquematizar aqui, de repente, o que ele vai fazer na vida real lá na casa”.

Segundo Vivian, a estrutura também inclui atenção cognitiva e emocional. “Teremos também a sala psicopedagógica, que vai atuar com as crianças que têm dificuldades cognitivas, emocionais, acadêmicas, e também a sala de recursos de educação infantil. Nosso município ainda não tinha sala de recursos para atender este público”.

O prefeito Reinaldo Cardoso avaliou a entrega como um marco para o desenvolvimento infantil. “É fantástico, né? Uma evolução na educação, na formação das crianças. É um ambiente diferente, um ambiente inovador e que as crianças vão ter um atendimento especializado muito grande e vai ter um sucesso muito grande. Muitas crianças vão querer vir pra cá. Isso aqui vai ficar pequeno pra quantidade de gente que vai querer vir”.

Durante a inauguração, a família da professora Edite de Fátima Tobias, que dá nome ao Centro, visitou as salas e participou da cerimônia. A irmã da homenageada, Judite de Fátima Tobias, se emocionou ao ver o legado reconhecido. “É emocionante. É muito emocionante, sabe? O nome dela… Ela tinha muito amor pelas crianças, não queria se aposentar porque não queria largar das crianças. Porque ela amava muito as crianças. E as crianças amavam muito ela”.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.