Castro está entre os 43 municípios do Paraná habilitados em edital nacional para fortalecimento das políticas para mulheres

Estado teve o segundo melhor desempenho do país no resultado preliminar divulgado pelo Ministério das Mulheres; avanço reflete amadurecimento da gestão pública local e estadual

0 16

Da Redação*

Castro — O município de Castro está entre os 43 municípios paranaenses habilitados no resultado preliminar do Edital de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres, divulgado nesta semana pelo Ministério das Mulheres. O Paraná registrou o segundo maior número de cidades habilitadas do país, desempenho que impulsionou o avanço da Região Sul, responsável por 140 inscrições — a terceira com maior participação, atrás apenas do Nordeste e do Sudeste.

A habilitação dos municípios representa um marco para o Estado, que até poucos anos não figurava entre os melhores desempenhos nacionais na estruturação das políticas públicas voltadas às mulheres. Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, o avanço decorre do fortalecimento da governança pública e da atuação integrada entre o Estado e as gestões municipais. “Hoje os nossos municípios têm apoio, conhecimento dos editais e das oportunidades. Isso só reforça o resultado do trabalho da Semipi no Estado do Paraná”, afirmou.

Leandre destaca ainda que o desempenho expressivo demonstra a consolidação do pacto federativo e o papel do Estado como articulador das políticas locais. “O edital reconhece quem está com sua governança organizada. Para o Paraná, isso mostra que estamos no caminho certo, capacitando, orientando e dando suporte permanente aos municípios”, acrescentou.

Para a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariana Neris, o resultado evidencia que as equipes municipais estão mais preparadas para acessar recursos e oportunidades federais. “É notável que as equipes dentro dos municípios têm maior acesso às informações, conhecimento sobre editais e maior capacidade técnica para concorrer a oportunidades federais”, ressaltou.

O edital integra o Programa de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres e tem como objetivo qualificar o atendimento e ampliar a capacidade dos municípios de planejar e executar ações voltadas ao enfrentamento da violência, à promoção da autonomia econômica e à garantia de direitos. A iniciativa busca fortalecer a presença do poder público e consolidar uma política nacional de igualdade de gênero com maior capilaridade, especialmente em cidades de pequeno e médio porte — entre elas, Castro.

*Com AEN

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.