Castro entrega projeto de pavimentação da estrada do Socavão; investimento ultrapassa R$ 50 milhões
Trecho de 8,4 km terá novo traçado, com menos curvas para aumentar segurança. Via foi planejada para suportar tráfego de caminhões de nove eixos
Da Redação*
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, entregou na manhã desta quarta-feira (28) ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto executivo de pavimentação da estrada do Socavão. A obra, considerada estratégica para o município, terá investimento superior a R$ 50 milhões, com recursos do Governo do Paraná, e prevê a pavimentação de 8,4 quilômetros de um dos trechos mais desafiadores da rodovia.
Durante o encontro, o secretário Sandro Alex confirmou o apoio do Estado à iniciativa e destacou a importância do planejamento técnico para viabilizar investimentos. “O maior desafio dos municípios do Paraná é elaborar bons projetos. Castro fez a lição de casa e nos apresenta hoje um dos mais ousados, em um dos trechos mais difíceis da estrada. Saio daqui com um grande projeto em mãos. O governador Ratinho Junior é parceiro dessas grandes obras. Em breve, estaremos entregando o Contorno Norte de Castro com o governador, e também iniciando a licitação e contratação da empresa que executará a pavimentação”, afirmou o secretário.
De acordo com ele, a execução será feita pela Prefeitura, por meio de convênio com o Estado. “O Município será responsável pela licitação e execução, enquanto o Estado ficará encarregado da fiscalização da obra”, acrescentou.
Obra histórica
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eleandro Campos, a pavimentação da estrada do Socavão é uma das obras mais relevantes da história do município. “É uma demanda de mais de 50 anos da população e dos empresários. Esta obra vai transformar a vida das pessoas que dependem dessa via para se deslocar entre o distrito do Socavão e a sede do município”, afirmou.
Segundo Eleandro, o projeto prevê alterações significativas no traçado original da estrada, que surgiu como um antigo caminho para carroças. “Redesenhamos a geometria da rodovia para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego, com redução de rampas e ampliação do raio das curvas. O novo traçado facilitará o escoamento da produção agrícola e trará mais segurança aos motoristas”, explicou.
Infraestrutura moderna
A estrada será de mão dupla, contará com acostamento em ambos os lados e terá pavimento de alto padrão, similar ao utilizado no Contorno Norte de Castro. O projeto também contempla a construção de dois viadutos.
As propriedades rurais afetadas pelo novo traçado serão desapropriadas pelo Município. Após o início das obras, o prazo estimado para conclusão é de aproximadamente 18 meses.
*Com Assessoria