Castro entrega 422 títulos de propriedade a famílias e avança na regularização fundiária
Moradia Legal segue em andamento em Castro para promover novas regularizações
Da Redação
Castro – Um dos momentos mais aguardados por centenas de famílias castrenses finalmente chegou. Em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (25), 422 famílias receberam os títulos definitivos de propriedade por meio do Programa Moradia Legal, iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Castro.
O evento, realizado com grande participação popular, contou com a presença do prefeito Reinaldo Cardoso, do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), deputado federal Sandro Alex, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Também participaram os deputados estaduais Marcelo Rangel e Moacyr Fadel Junior, o desembargador Evandro Portugal, do TJPR; representantes dos deputados Denian Couto e Sérgio Souza; como também o vice-prefeito, Régis Moreno; secretários municipais e vereadores.

A primeira etapa do programa contemplou moradores da cidade e do interior, regularizando imóveis em diversos bairros e no distrito do Socavão. Durante a cerimônia, o secretário Sandro Alex destacou a importância do momento para a população. “É um evento maravilhoso. Em nome do governador Ratinho Junior, agradeço a confiança da população e quero cumprimentar as mais de 400 famílias que voltam para casa com o documento, com o título de propriedade”, afirmou.
Em discurso emocionado, o prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, relembrou sua trajetória na busca pela humanização da gestão pública. “Eu tenho um compromisso, compromisso de médico, há 57 anos, trabalhando com vocês, de humanizar a gestão pública. Este é o grande objetivo. Não só a eficiência, o trabalho, mas a humanização. E a humanização passa pelo respeito, pelo amor e pelo carinho às pessoas”, declarou.
O prefeito descreveu, ainda, as dificuldades enfrentadas em gestões anteriores para regularizar os imóveis e exaltou a eficácia do Moradia Legal. “Quando eu soube desse projeto, eu vi que ele caía em tudo aquilo que eu sempre imaginei. Tentei, em outras gestões, fazer essa legalização das propriedades. Encontrei muitas dificuldades. Fazíamos reuniões, mas quando chegava um certo ponto, o negócio travava. E, às vezes, no Poder Judiciário. Pela burocracia, não pela falta de vontade. E esse projeto veio acabar com essa burocracia. E veio poder trazer a felicidade às pessoas”, lembrou.
Dr. Reinaldo também celebrou o impacto social da regularização fundiária. “Vocês estão ganhando o direito de ser donos. A tranquilidade de isso passar para os seus filhos, para os seus netos. Como disse o desembargador: cheguei em casa, isso é meu. Ninguém mais me toca”.
O prefeito aproveitou para destacar as iniciativas habitacionais que estão em andamento no município. Segundo ele, das 1.800 casas populares construídas em Castro, 1.500 foram entregues durante suas gestões. “Já estamos com mais setecentas e cinquenta em andamento. Quinhentas junto com o deputado Moacyr, que já foram liberadss. Nós já vamos comprar os terrenos”, disse.

O Programa Moradia Legal agora avança para a segunda etapa, que prevê atender cerca de 500 novas famílias castrenses, reforçando o compromisso do município com o direito à moradia e a segurança jurídica das propriedades.