Castro – O distrito do Socavão, em Castro, passará a contar com a implantação do curso Técnico em Agronegócio.
Em uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação (NRE/PR), estão abertas as inscrições para cursos técnicos de nível médio em diversas áreas, incluindo o agronegócio. A oportunidade inédita na localidade ajudará os alunos da região a estudar uma profissão sem precisar se deslocar à cidade ou também para outros municípios vizinhos.
Em todo o Campos Gerais, estão sendo ofertadas aulas de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Estética, Farmácia, Manutenção Automotiva, Edificações e, claro, Agronegócio.
Os cursos são destinados tanto a estudantes que estão finalizando o 9º ano do ensino fundamental, permitindo que façam o ensino médio junto com o técnico. Em Castro, o Colégio Estadual Agrícola Olegário de Macedo oferece o curso técnico em Agropecuária nesta modalidade.
Em Ponta Grossa, sete colégios estaduais oferecem vagas para diversos cursos.
Administração – CE Arnaldo Jansen;
Desenvolvimento de Sistemas – CE Arnaldo Jansen;
Gastronomia – CCM Becker e Silva;
Estética – CE Elzira Correia de Sá;
Farmácia – CE Elzira Correia de Sá;
Administração – CE Linda Bacila;
Edificações – CE Polivalente;
Agronegócio – CE Regente Feijó;
Manutenção Automotiva – CE Regente Feijó;
Administração – CE Syrlei Jagas;
Desenvolvimento de Sistemas – CE Syrlei Jagas
Em outros municípios dos Campos Gerais, são cinco municípios:
Castro (Socavão) – Agronegócio – CEC Fabiana Pimentel
Imbituva – Administração – CE Santo Antonio
Ivaí – Administração – CE Arthur Costa e Silva
Palmeira – Formação de Docentes – CE Dom Alberto Gonçalves
Porto Amazonas – Planejamento e Controle da Produção – CCM Coronel Amazonas
Inscrições
Segundo o NRE/PR, as inscrições devem ser realizadas presencialmente nas secretarias dos colégios com vagas disponíveis, levando os documentos necessários, incluindo certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, declaração de vacinação, fatura de energia elétrica recente, comprovante de endereço, telefone de contato, e histórico escolar.
Não há prazo definido para o encerramento das matrículas, que se darão conforme as vagas forem preenchidas. Interessados devem procurar a secretaria do colégio do curso desejado para mais informações.
Essa iniciativa representa um passo importante para a educação e o desenvolvimento do agronegócio na região, preparando os jovens para um mercado de trabalho em constante evolução.
imagem: Google Street View