Castro celebra Dia da Mulher Empresária com homenagem a Dra. Rosa Ribeiro
Evento no Senac reuniu empresárias da Câmara da Mulher e destacou histórias de superação e inspiração
Emerson Teixeira
Castro – O Dia Nacional da Mulher Empresária, celebrado em 17 de agosto, foi lembrado em Castro na noite de terça-feira (19) com um evento especial promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora de Castro, nas dependências do Senac. A programação contou com palestra e a homenagem à empresária castrense Dra. Rosa Ribeiro, reconhecida por sua trajetória profissional e dedicação à comunidade.
A atividade reuniu cerca de 40 empresárias afiliadas e trouxe a palestra “Quanto vale uma mulher”, ministrada por Dogmar Vicente. Para a diretora de capacitação e desenvolvimento da Câmara da Mulher, Lucimara Henning, momentos como esse fortalecem a representatividade feminina no empreendedorismo local. “As histórias e experiências das mulheres homenageadas podem servir de inspiração para outras, mostrando que é possível superar desafios e alcançar o sucesso”, destacou.
Henning também explicou os motivos que levaram à escolha de Rosa Ribeiro como homenageada.
“Por ser uma mulher batalhadora que veio de outro estado, recém-formada, recebeu o título de cidadã honorária castrense porque sempre acreditou em nossa cidade e ama Castro. Teve várias empresas e até hoje trabalha em seu consultório, gerando emprego e renda. Sempre esteve atuante em causas sociais e voluntárias com o Lions Clube e no atendimento para o programa contra catarata”, ressaltou.
Emocionada, Dra. Rosa Ribeiro afirmou que a homenagem é um marco em sua trajetória.
“Recebi a notícia para ser homenageada como Mulher Empreendedora de 2025 com imensa alegria e profunda gratidão, porque não é apenas um título, mas sim um símbolo da caminhada, das lutas, das escolhas e principalmente da fé que me trouxe até aqui”, declarou.
A médica oftalmologista também relembrou os desafios que enfrentou desde a juventude.
“Saí de casa aos 15 anos para estudar na cidade grande, passei por períodos de adaptação no Rio de Janeiro, onde me especializei em Oftalmologia, e precisei conciliar a criação dos filhos, os cuidados com a casa e as exigências da profissão. Sempre contei com a ajuda do meu esposo Paulo. Em Castro fui muito bem recebida desde que aqui cheguei, em fevereiro de 1981”, contou.
Para Rosa, a persistência é a chave para que mulheres alcancem espaço e reconhecimento. “Destacar no trabalho é ter persistência, acreditar no potencial e realizar sonhos. Conselhos de nada valem se a mulher não acredita em si mesma. Não desistir de seus projetos, ser autêntica, dar o primeiro passo e aprender com os erros faz a diferença no mercado de trabalho”, afirmou.
Ela também deixou uma mensagem às mulheres. “A mulher castrense tem um grande potencial neste momento em que o município está se desenvolvendo e oferecendo oportunidades. Convido todas a vencerem os desafios do mundo moderno com sabedoria, autonomia e amor. No evento, ofereci uma rosa vermelha e disse: esta rosa irá murchar, mas suas pétalas mostrarão que tudo tem fases. Mesmo nos desafios, dentro de nós ainda existe potencial para recomeçar. Que esta rosa seja o símbolo de nossa luta por um mundo melhor”, concluiu.