Castro adota armadilhas ovitrampas no combate ao mosquito da dengue

Dispositivos serão distribuídos em pontos estratégicos para monitorar e conter avanço do Aedes aegypti

0 28

Da Redação*

Castro – A Prefeitura de Castro iniciou nesta quinta-feira (17) uma nova etapa no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, coordenada pelo setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, consiste na implantação de armadilhas conhecidas como ovitrampas, que serão instaladas em residências e estabelecimentos comerciais previamente selecionados em diversos bairros da cidade.

Os equipamentos, que não oferecem risco aos moradores, funcionam como uma espécie de sensor da presença do mosquito na região. Compostos por potes pretos com água e palhetas de fibra de madeira, os dispositivos atraem as fêmeas do Aedes aegypti para a deposição de ovos. Após cinco dias, agentes de combate às endemias fazem a inspeção e a troca das palhetas, que são encaminhadas ao laboratório para análise. As armadilhas permanecem no local por no máximo dez dias, tempo insuficiente para o desenvolvimento do inseto.

“Ao permitir a instalação das ovitrampas e preservar os equipamentos, os cidadãos contribuem ativamente com a saúde pública e ajudam a proteger suas famílias e a comunidade”, declarou o secretário municipal de Saúde, Matilvani Moreira.

A distribuição das ovitrampas será feita com um raio de distanciamento de 300 metros entre cada armadilha, seguindo protocolos técnicos. A instalação está a cargo dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), todos devidamente uniformizados e identificados.

Além do uso das ovitrampas, a Vigilância em Saúde de Castro mantém outras frentes no enfrentamento à dengue, como a aplicação de inseticida em pontos estratégicos, vistorias em terrenos e ações educativas junto à população.

Vacinação segue em 15 UBSs

Outra frente importante no combate à doença é a vacinação. Em Castro, quinze unidades básicas de saúde estão aplicando a vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A imunização está disponível nas UBSs dos bairros Arapongas, Bom Jesus, Jeovah Ribeiro, Primavera, Morada do Sol, Araucária, Cantagalo, Marcos Simão, Vila Rosário, Alvorada, Socavão, Castrolanda, Tronco, Abapan e Guararema.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos às unidades para garantir a proteção contra a doença, que segue em circulação em todo o Paraná.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.