Caravana dos Reis Magos finaliza visitas em Castro

Tradição é mantida com Baltasar, Melquior e Gaspar

0 524

Da Redação

Castro – A Caravana dos Reis Magos e sua comitiva realizaram suas últimas visitas nesta segunda-feira (6), por volta das 18 horas, após concentração na Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro,

Os voluntários se reúnem ano a ano para dar continuidade a uma tradição secular. Com o apoio da prefeitura, eles se deslocaram de micro-ônibus até a capela de Santa Rita, no Tronco, e visitaram outras quatro residências entre a região central e a Vila Rio Branco, finalizando o roteiro deste ano.
Na véspera, domingo (5), data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor, a Caravana visitou a comunidade de São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. Ao som de cânticos natalinos, anunciaram a chegada do Menino Jesus, mantendo viva uma tradição que passa de geração em geração. Foram recebidos calorosamente pelo padre Rodrigo Duarte e pelo pároco local, padre Vandir Santo Freo, que expressou sua gratidão pela mensagem de alegria e esperança trazida pelos Reis Magos.

Durante a noite, a Caravana ainda passou pela Capela Santa Terezinha, na Terra Nova. O prefeito Reinaldo Cardoso e os secretários municipais José Marioli Simão, da Fazenda; Rodrigo Morais, da Administração; e Reinaldo Cardoso Filho, da Agricultura; marcaram presença no evento. A comunidade aguardava ansiosamente a chegada dos Reis Magos, composta por coralistas e músicos.

Em frente ao presépio, ricamente decorado, um grupo de crianças, sob a regência de Alexandre Hubert, apresentou canções natalinas em alemão, celebrando a cultura e a tradição local.

“Gratidão à Comitiva de Reis, ao grande professor Manoel Sebastião Gonçalves, a Nilceia Zens, ao coralzinho de crianças, que é uma preciosidade e que acontece graças à colaboração grandiosa dos pais dessas crianças. Gratidão às pessoas da comunidade que trabalharam para este momento. A Stefan Barthe, Dayanni, Ruth Barth e filha, que representaram José e Maria e o menino Jesus. E, claro, um agradecimento especial ao nosso prefeito Reinaldo Cardoso que com sua presença e mensagem deu brilho a essa noite”, avaliou Alexandre Hubert, morador da Colônia Terra Nova e uma das lideranças da Capela Santa Terezinha, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Os três Reis Magos de Castro – Marcos Renê Marques, como Baltasar; Jauri Matoski, de Melquior, e José Miguel dos Santos, como Gaspar (substituindo Jamil Prestes Santos, falecido aos 80 anos em setembro de 2024), representaram o trajeto bíblico.
Em 2025, essa tradição completou 112 anos na cidade de Castro.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!