Atropelamento de animais silvestres na Estrada do Caxambu preocupa morador de Castro

Leitor denuncia mortes frequentes e pede providências das autoridades para reduzir impactos na fauna local

0 188

Emerson Teixeira

Castro – A pavimentação da Estrada do Caxambu, que liga a Rodovia PR-151 ao Abatedouro da Aurora Coop, trouxe mais segurança e agilidade no trânsito para motoristas e é um marco do desenvolvimento do local. No entanto, a via tem se tornado um perigo para a fauna silvestre da região. Um leitor do Página Um News, que prefere não se identificar por medo de represálias, enviou imagens à redação denunciando o atropelamento recorrente de animais no trecho.

“Eu já tentei fazer alguma coisa para salvá-los, mas não sabia como proceder. Essa estrada tem um movimento grande de veículos e, pelo que percebo, ninguém se preocupa com isso. Só eu”, desabafa. Ele aponta que existe um trecho específico que se concentram o maior número de atropelamentos, onde estão várias marcas de sangue dos animais mortos.

O leitor relata que o número de animais atropelados ao longo dos anos é incalculável. “Acredito que foram muitos, muitos mesmos. Já vi vários atropelados em uma única semana. Há cerca de duas semanas, foi a primeira vez que vi um grupo de quatis vivos atravessando a estrada – eram uns 15 –, mas não consegui filmar. Normalmente, só encontro animais mortos”, lamenta.

Diante da situação, ele pede a instalação de redutores de velocidade para minimizar os impactos na fauna local. “A Estrada do Caxambu está vitimando animais silvestres todos os dias, há anos. Algo precisa ser feito com urgência. Sabemos que muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção e seu papel na natureza é essencial para o equilíbrio do meio ambiente”, ressalta.

Além da preocupação com a fauna silvestre, o leitor também atua na causa animal em Castro, colaborando com protetores independentes. “Ajudo doando roupas para bazares que arrecadam fundos para os resgates, além de fornecer ração e água para animais abandonados. Já adotei alguns e hoje eles vivem felizes comigo”, conta.

Confira imagens enviadas pelo leitor

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.