Atendimentos da Guarda Municipal de Castro dobram com mais de 1,3 mil ocorrências em quatro meses

Perturbação de sossego é a principal reclamação. População pode acionar a GM pelo telefone 153

0 28

Da Assessoria

Castro – A Guarda Municipal atendeu 1.343 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2025. Isso equivale a mais que o dobro do número de situações recebidas no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 643 atendimentos. O aumento de aproximadamente 110% no volume de chamados reflete, na opinião do secretário municipal de Segurança Pública, Fábio Pinheiro do Prado, o aumento da eficiência na estrutura da GM e a maior credibilidade da população em relação à instituição. “As pessoas têm nos procurado porque acreditam no serviço que é prestado, isso mostra a confiança da população na Guarda Municipal”, destaca Pinheiro.

Apesar de comemorar a confiança depositada pela população na Guarda Municipal, Pinheiro explica que o aumento do número de atendimentos acaba sobrecarregando a equipe. “Embora o número de atendimentos tenha aumentado, o efetivo de guardas é o mesmo, pois os novos agentes que foram contratados ainda estão no período de treinamento, então é preciso que a população tenha um pouco de paciência, pois logo a situação será normalizada”, afirma.

Entre as principais ocorrências atendidas pela Guarda Municipal estão a perturbação de sossego, com 233 atendimentos; seguido de patrulhamento preventivo, como abordagens e operações, com 172, e a prestação de apoio a outros órgãos, como a Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Conselho Tutelar, com 69.

O comandante da GM, Luciano Fidelis, explica que para acionar a Guarda, o cidadão deve ligar 153 ou mandar mensagem no whatsapp (42) 2122-5076. No entanto, o comandante ressalta que nos casos de urgência e emergência o contato deve ser via 153, deixando o WhatsApp apenas para o envio de denúncias e situações não urgentes.

Novos agentes

A Prefeitura de Castro contratou neste ano novos 18 Guardas Municipais aprovados em concurso público. O objetivo é aumentar o efetivo e melhorar o atendimento para a população. Desde que foi criada, a GM conta com 20 guardas e, com as novas contratações, o efetivo praticamente dobrará. No entanto, os novos agentes estão em período de treinamento e devem concluir a formação no final de outubro. A aula inaugural do curso de capacitação acontecerá nesta quinta-feira (15).

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.