Ainda em abril, “Feira+” inicia troca de recicláveis por alimentos em Castro

0 114

Da Assesoria

Castro – Ao completar 100 dias da gestão 2025-2028, a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Castro anuncia três novas ações em andamento: o lançamento do “Feira+”, programa de troca de recicláveis por alimentos; o início das operações do “Mapzer”, um carro equipado com câmeras que detecta desde buracos de rua, até terrenos baldios na cidade, e a gratuidade do estacionamento rotativo pelo período de 30 minutos, que começa a valer em maio. Os anúncios foram feitos em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10).
“Conseguimos grandes feitos nesse pouco tempo. Estamos cumprindo nossas promessas, aquelas que nos trouxeram aqui e que representam a vontade do povo. Essas novidades dão início aos próximos 1.361 dias de gestão”, disse Reinaldo Cardoso, em vídeo apresentado aos profissionais da imprensa.
Para Ricardo Cardoso Filho, secretário de Governo, os três projetos estão alinhados ao compromisso assumido pela equipe de fazer de Castro um polo de desenvolvimento regional. “Estamos atuando em várias frentes, mas hoje podemos lançar esses programas que atendem toda a população, com serviços que impactam diretamente na economia e na melhoria da qualidade de vida”, destaca.

Feira+
Dois caminhões com alimentos adquiridos da agricultura familiar estacionam em locais públicos, em datas programadas, para oferecer frutas, hortaliças e verduras em troca de materiais recicláveis coletados pela população. Todo o material arrecadado é destinado para uma Associação de Catadores, que reverte os recicláveis em renda. O “Feira+” começa sua operação no próximo dia 24, nas localidades de Socavão, Butiazal, Cercado, Abapan, Herval do Xaxim, Herval dos Limas e São Luís dos Machados. No dia 25, a operação atende os bairros Bela Vista, Samambaia, Tronco, Vila Rosário, Jardim Arapongas, Jardim das Araucárias, Vila Operária e Jardim Alvorada. Na sequência, no site da Prefeitura, será divulgado o restante do cronograma.
Segundo Reinaldo Cardoso Filho, secretário municipal de Agricultura, em torno de 120 produtores rurais, participantes de associações de agricultores familiares, vendem os produtos para a prefeitura. “Nossa estimativa é de destinar entre sete e 10 toneladas de alimentos por mês, num contrato que prevê R$ 2,1 milhões em investimentos por ano”, detalha.
Para ele, o Feira+ é um programa que resolve várias demandas e ajuda no desenvolvimento do município como um todo. “Conseguimos dar escoamento para a produção rural familiar, ajudamos a retirar do meio ambiente o material que pode ser reciclado, fornecemos alimentos de graça para a população e ainda geramos renda para as pessoas que trabalham na reciclagem. É um ciclo primoroso de gestão de recursos que movimenta vários setores da economia”.

“Mapzer”
Transformar Castro em uma Cidade Inteligente, com inovação e eficiência, é um dos objetivos do “Mapzer”, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento que utiliza carros equipados com câmeras dotadas de tecnologia capaz de identificar, em tempo real, as demandas que podem ser resolvidas pela Prefeitura.
“Eles têm câmeras de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial para atuar em diversos tipos de ambientes. Já estamos usando inclusive no interior do Município e a Inteligência Artificial é capaz de reconhecer problemas na pavimentação, como buracos e rachaduras, e até em dispositivos de serviços pluviais, como bueiros e tampas. Também identifica possíveis obras, além de animais, placas comerciais e veículos em locais impróprios e falhas na sinalização vertical ou horizontal”, explica o secretário da pasta, Marcos Barbosa.
A Prefeitura já tem dois desses veículos em atividade, com investimento aplicado de R$ 360 mil, e que transmitem todos os dados diretamente para a nuvem. As informações podem ser acessados em tempo real de qualquer lugar com acesso à internet. “As ocorrências identificadas podem ser segmentadas e distribuídas entre as secretarias e visualizadas em detalhes por cada departamento para a geração da ordem de serviço de execução da correção. O sistema fornece ainda uma visão macro das ocorrências no mapa e diversos filtros dinâmicos, tudo pensado para que a gestão da cidade possa reduzir custos, gerenciar riscos e antecipar soluções”, completa.

Estar grátis por 30 minutos
O Estar, sistema de estacionamento regulamento de Castro, passará a ser gratuito pelos primeiros 30 minutos a partir de maio. A gratuidade valerá para todas as vagas de estacionamento em todo o perímetro já regulamentado na cidade, uma vez por dia para cada veículo.
“Estamos trabalhando nessa mudança desde o início do ano, para que o sistema operacional ofereça a gratuidade de forma automática. O motorista vai estacionar e poderá retirar o carro no prazo de meia hora sem se preocupar. Depois desse período, a cobrança começa a valer com os mesmos valores que já estão em vigor”, antecipa Fábio do Prado Pinheiro, secretário municipal de Segurança Pública. Ele reforça que a fiscalização já é feita por um carro com câmeras que detectam as placas dos veículos automaticamente.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.