Da Assessoria
Começou na semana passada, com o treinamento dos agentes de trânsito, a implantação do Estar Digital na área de Estacionamento Regulamentado (zona verde) de Castro. Na quarta-feira (19) os profissionais receberam orientações teóricas e a capacitação prática, inclusive com a aplicação de notificações em forma de teste. O próximo passo será a liberação do aplicativo para uso da população, que já poderá iniciar a utilização com a inserção e verificação de saldo.
O aplicativo ficará disponível durante cerca de uma semana para que a população se habitue à utilização do novo sistema, na sequência, os agentes devem começar a fiscalização de forma totalmente digital. A migração completa, no entanto, irá ocorrer de forma gradativa. Mesmo depois que as agentes começarem a fiscalizar e a fazer aplicação de notificações digitais, usuários que obtiverem blocos de estacionamento de papel, ainda poderão utilizá-los, porém, desde a implantação do novo sistema eles não estarão mais disponíveis para venda.
A partir do momento em que o aplicativo estiver disponível para os usuários, a compra de saldo também estará ao alcance dos castrenses, mas também poderá ocorrer em pontos de venda, em estabelecimentos comerciais do município que serão habilitados conforme avanço das fases de implantação do Estar Digital.
A migração do sistema será concluída com a chegada e instalação do veículo que apoiará a fiscalização da área de Estacionamento Regulamentado, o que deve ocorrer dentro de dois a três meses.
Entenda o funcionamento do aplicativo
Primeiramente todos os usuários devem instalar o aplicativo no celular – de sistema operacional Android ou iOS. Com o aplicativo instalado e após ter cadastrado dados, como a placa do veículo, o usuário já pode adquirir saldo para utilização das vagas que estão na área de Estacionamento Regulamentado, assim como, é possível consultar e fazer o pagamento de notificações. Quem não possui aparelho compatível com o aplicativo também poderá adquirir saldo nos pontos físicos de venda ou com os agentes de trânsito.
Para a agente, Ester Alves Ferreira Barbosa, o novo sistema de cobrança do Estacionamento Regulamentado representa inovação para o setor no município. “Acredito que o Estar Digital será uma forma inovadora de fiscalização e controle das vagas de estacionamento e irá facilitar, tanto a nossa fiscalização como o dia a dia do usuário, principalmente os que vêm de outra cidade, por exemplo, que não precisarão mais se deslocar para adquirir o bloquinho. É algo muito mais prático”, destacou.