6ª Viagem Técnica revela aos cooperados da Castrolanda o potencial produtivo do Tocantins

Cooperados conheceram lavouras, participaram de Dia de Campo e acompanharam a expansão da cooperativa na região

0 26

Da Assessoria

Castro – Entre os dias 25 e 30 de janeiro, a Castrolanda promoveu a 6ª Viagem Técnica ao Tocantins, levando 15 cooperados para conhecer de perto a realidade agronômica da região, que vem se consolidando como uma nova fronteira agrícola para a cooperativa. Ao longo da programação, os cooperados se depararam com lavouras de soja bem conduzidas, paisagens agrícolas que chamaram a atenção e uma região que surpreendeu positivamente pelo seu potencial produtivo.

Eles também puderam conferir de perto o andamento das obras do Entreposto Agrícola da cooperativa, em Colinas do Tocantins, além de participar do primeiro Dia de Campo do cooperado Castrolanda no estado.

A programação técnica da viagem contou ainda com o acompanhamento próximo da equipe da Helpen Castrolanda, garantindo suporte aos cooperados durante toda a imersão na região. Segundo Ândrea Toniolo Kubaski, coordenadora técnica de Gestão de Insumos Agrícola da Castrolanda, a presença técnica foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.

“Os agrônomos estiveram à disposição para dar todo o apoio técnico necessário durante a viagem. Ao longo dos dias no Tocantins, todos puderam conhecer a realidade local, com visitas a propriedades já produtivas e nas áreas disponíveis para comercialização”, explicou.

Dia de Campo

Ândrea também destacou a realização do primeiro Dia de Campo no Tocantins, promovido na Fazenda Tropical, município de Arapoema, como um marco importante para a atuação da cooperativa na região. A propriedade pertence ao produtor Igor van den Broek, primeiro cooperado a plantar soja no estado.

“O evento foi para demonstrar o trabalho desenvolvido em parceria com a Fundação ABC, especialmente na demonstração de cultivares. Aproveitamos esse momento para promover a interação entre cooperados e produtores da região, em uma troca de informações muito produtiva. Com certeza, este foi o primeiro de muitos outros dias de campo que serão realizados no Tocantins. Um momento que ficará para a história da cooperativa”, afirmou.

Emocionado, Igor destacou a importância do apoio da cooperativa no desenvolvimento da atividade agrícola na região. “É muito gratificante fazer todo esse trabalho e ter a cooperativa junto, fomentando e mostrando o nosso trabalho e a nossa cultura para a região. Temos feito tudo da melhor maneira possível para não termos surpresas, e o resultado está aí: se a gente faz as coisas certas, colhe as coisas certas. Esse é o nosso legado aqui”, disse.

Visão dos cooperados

Para o cooperado Dennis Kassies, a visita reforçou a confiança no potencial da cultura no estado. “Olhando uma soja dessas, a gente realmente acredita que dá para encarar a cultura da soja aqui, sim”, afirmou.

A experiência também surpreendeu quem esteve no Tocantins pela primeira vez. O cooperado, Arthur Schuck, destacou a troca de conhecimento ao longo da viagem. “Foi minha primeira vez no Tocantins e me surpreendi positivamente. Eu não sabia do potencial que essa terra tem. Com relação à Castrolanda, vejo que é uma expansão muito boa. É uma região muito promissora, com elevado potencial produtivo”, disse.

Já o cooperado Johannes Kassies ressaltou a quebra de paradigmas em relação à região. “Sempre me passaram a posição de que o Tocantins era uma área de gado de corte e que a soja teria muita dificuldade. Mas as produções que eu vi mostram que temos muito para crescer”, avaliou.

Johannes apontou ainda para os números que antes pareciam ser momentâneos. “Mas estou achando que isso é definitivo. Teremos números muito bons aqui. Talvez devêssemos ter feito isso bem antes em qualquer lugar do Brasil, mas agora a melhor opção que nós temos é o Tocantins”, reforçou.

Incentivo das mulheres

A viagem também contou com a participação de familiares dos cooperados, reforçando o papel da união e do protagonismo das famílias no crescimento da cooperativa. Para Andreia Gerhard, esposa de cooperado, a experiência foi inspiradora.

“Incentivo as mulheres a unirem suas forças e participarem desse desafio de crescimento da nossa cooperativa Castrolanda. Participei da 6ª viagem e pude ver que a região tem alto potencial de desenvolvimento. Precisaremos trabalhar bastante, mas a família agro é forte, resiliente e acredita no que faz”.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.