Bianca Martins*
O 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (5º Esqd C Mec) Centauro dos Campos Gerais completa 77 anos no domingo (2 de abril), mas a solenidade comemorativa ao aniversário acontece no sábado (1º de abril), às 10 horas. A cerimônia será presidida pelo Comandante do 5º Esquadrão, capitão Rodolpho Figueiredo Amin e contará com a presença de autoridades militares e civis, além de convidados da comunidade.
O evento começa com a formatura da tropa no Pátio Tuiti e em seguida serão entregues 30 diplomas de ‘Amigo do Esquadrão‘. Após a cerimônia será servido almoço aos convidados.
História
O Centauro dos Campos Gerais teve sua fundação em 2 de abril de 1946 sob a Lei de Organização dos Quadros Efetivos do Exército, que criou os Esquadrões de Reconhecimentos das Divisões de Infantaria, nomeando-o como 5º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado, subordinado à então 5ª Região Militar, 5ª Divisão de Infantaria.
Mas, foi só em 22 de dezembro de 1971, para atender à nova estrutura do Exército, teve sua subordinação transferida para a recém-criada 5ª Brigada de Infantaria Blindada (5ª Bda Inf Bld), recebendo a designação de 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.
Em 1992, após permuta de área com a Prefeitura de Castro, começou a transferência do aquartelamento de Curitiba para Castro e em janeiro de 1993, as antigas instalações utilizadas anteriormente pelo 6º Grupo de Artilharia de Dorso 75 mm, foram ocupadas pelo 5º Esqd C Mec, onde permanece até os dias atuais.
*Com Assessoria