‘Carreta Saúde da Mulher’ chega em Castro e deverá atender cerca de 1.000 pacientes
Serão realizadas ultrassonografias de mama, transvaginal e de tireoide, além do exame preventivo Papanicolau
Da Assessoria
Castro – A Carreta Saúde da Mulher chegou em Castro nesta segunda-feira (29) e permanece até sábado (04). Além de Castro, a ação irá atender pacientes de outros municípios da região, entre eles Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga, Ivaí e Palmeira.
Os atendimentos acontecerão na Estação Ferroviária de Castro (Av. Miguel Couto – Centro), próximo ao Parque Lacustre. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pretende atender mais de mil mulheres com consultas médicas e exames.
Os agendamentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhados por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Serão realizadas ultrassonografias de mama, transvaginal e de tireoide, além do exame preventivo Papanicolau, todos destinados a mulheres de 25 a 69 anos.
Também estarão disponíveis mamografias, sendo a diagnóstica (mais detalhada) direcionada a mulheres de 40 a 50 anos e a de rastreamento para aquelas entre 50 e 69 anos, conforme critérios estabelecidos para garantir maior efetividade na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Além dos exames, há uma tenda da vacina disponibilizando imunizantes contra a Febre Amarela, HPV e Tríplica Viral.
Essa é a terceira parada da Carreta Saúde da Mulher, que já passou por São José dos Pinhais e Cerro Azul. O prefeito Reinaldo Cardoso e a primeira-dama de Castro, Ana Lúcia, agradeceram o Governo do Paraná pela inciativa. “Queremos agradecer a SESA e a primeira-dama do Paraná, Luciana Sato. Esta estrutura é fabulosa e presta um atendimento de qualidade, que não se tem em qualquer lugar”, destaca Cardoso.