Ponta Grossa define neste domingo quem administrará a cidade nos próximos quatro anos

Ponta Grossa define neste domingo quem administrará a cidade nos próximos quatro anos

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa é a única cidade do Paraná a ter segundo turno e a única do Brasil a ter duas mulheres disputando o cargo mais alto do poder executivo. Debates quentes, uma disputa acirrada que desbancou o candidato Pauliki e mais outros quatro candidatos no primeiro turno, levou Elizabeth e Mabel para o segundo turno.
A deputada Mabel obteve 37,27% (61.702 votos) e a professora Elizabeth 31,15% (51.565 votos). Mabel que assumiu um compromisso em cartório que não deixaria o mandato de deputada estadual, foi muito cobrada por isso. Já, sobre Elizabeth, que atualmente é vice-prefeita da cidade, recaiu cobranças sobre o atual governo.
Com uma população estimada em mais de 355.000 habitantes, segundo estimativas do IBGE, Ponta Grossa tem 239.611 eleitores aptos a votar nas eleições deste domingi (29), segundo números divulgados pelo TSE.
No primeiro turno menos de 77% dos eleitores foram as urnas, o que corresponde a 184.464 votos; já o índice de abstenção foi de 23,02%, totalizando 55.147 votos. Dos eleitores que compareceram às urnas, 7.830 votaram em branco, ou seja 4,24%, e 11.078 anularam, representando 6,01%. O total de votos válidos foi de 165.556 votos, ou 89,75%.
As candidatas apresentaram suas plataformas de governo, percorreram as ruas da cidade, deram entrevistas, buscaram apoios e de olho na fatia dos ausentes no primeiro turno, conclamaram os eleitores a comparecerem às urnas no segundo turno.
Com pesquisas divulgadas por ambos os lados, que apontam as duas em primeiro lugar, a única certeza que se tem é que em 2021 a cidade que completou 197 anos, pela primeira vez da história, será comandada por uma mulher, uma prefeita, eleita pelo povo.

Coligação “Ponta Grossa em Primeiro Lugar”
A candidata Mabel Canto (PSC), da coligação ‘Ponta Grossa em Primeiro Lugar’ que reúne oito partidos (PSC, PSB, MDB, PP, PDT, PMB, Cidadania e Podemos) votará as 10 horas da manhã no Colégio Estadual Polivalente, no Jardim Carvalho, e o vice Pietro Arnaud votará as 10h30 no Colégio Senador Correia, centro da cidade. Mabel acompanhará o resultado das eleições em casa com a família. No segundo turno, o PT (Partido dos trabalhadores) manifestou apoio à candidata, que rejeitou o apoio com a divulgação de uma nota. Mabel recebeu ainda apoio de algumas lideranças da região, como, Elisangela Pedroso, prefeita eleita de Carambeí; Moacyr Fadel Junior, atual prefeito de Castro e com o seu registro de candidatura cassado pelo TREPR; dos vereadores eleitos por Ponta Grossa, Geraldo Stocco (PSB), Dr Zeca (PSL), Joce Canto (PSC) e do candidato a prefeito que ficou em terceiro lugar, Marcio Pauliki (Solidariedade). Perguntada pela reportagem do Página Um News e portal P1 News, sobre a expectativa do segundo turno, a candidata respondeu que “a campanha de segundo turno é muito rápida e estamos seguindo com o mesmo trabalho já realizado e que nos trouxe a vitória. Uma campanha simples, sem o uso do fundo eleitoral e com voluntários.
Uma campanha limpa, sem ataques e combatendo as fake news. A estratégia será de manter a conversa com a população nos bairros e com as lideranças de nossa cidade. A expectativa é a melhor possível. Conquistamos o primeiro lugar nas urnas no primeiro turno e queremos atrair mais pessoas para o nosso projeto, pois sabemos que é o melhor para Ponta Grossa”.

Coligação ‘Somos Todos Ponta Grossa’
A candidata Professora Elizabeth Schmidt (PSD), da coligação ‘Somos Todos Ponta Grossa’ que reúne os partidos PSD, PSDB, Avante e PV, votará às 9 horas no Colégio Estadual Presidente Kennedy, na Nova Rússia; o vice, Capitão Saulo, votará no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, às 11 horas.
A candidata do PSD acompanhará o resultado do segundo turno em casa, acompanhada da família, amigos e assessores.
Elizabeth recebe apoio do Governador do Paraná, Ratinho Junior; do atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e de diversos vereadores eleitos pela primeira vez e continuidade de mandato, como a Missionária Adriana Jamier (SD), Dr. Erik (PSDB), Divo (PSD), Leandro Bianco (Republicanos), Daniel Milla (PSD), Felipe Chociai (PV), Jairton da Farmácia (DEM), Pastor Ezequiel (Avante) e Valtão (PRTB). Sobre a expectativa para o segundo turno, Elizabeth respondeu que “estou muito confiante que temos o melhor projeto para Ponta Grossa. Estamos recebendo uma resposta muito positiva nas ruas, com a recepção de moradores e trabalhadores de diferentes regiões, que querem ver essa grande transformação dos últimos anos continuar.
O contato olho no olho tem nos permitido falar sobre este trabalho e também sobre o que ainda queremos fazer, que é colocar em prática os investimentos e ações que ainda são necessários em Ponta Grossa”.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!