Elizabeth faz história ao ser a primeira prefeita de Ponta Grossa

Elizabeth faz história ao ser a primeira prefeita de Ponta Grossa

Cleucimara Santiago

Em quase 198 anos de história, enfim Ponta Grossa terá uma mulher no mais alto posto do poder executivo da cidade. Mas, como a cidade teria antes uma prefeita, se nunca houve mulheres na disputa?
A cidade ganhou notoriedade em rede nacional, por ser a única do Paraná e a única no país a levar para o segundo turno, entre 57 municípios brasileiros, duas mulheres na disputa. Em todo o Brasil, 2.602 mulheres concorreram as prefeituras de suas cidades, mas apenas 655 se elegeram. No segundo turno, 20 mulheres disputaram, sete foram eleitas.
Ponta grossa foi palco de uma batalha épica, protagonizada por duas mulheres fortes, com perfis bastante diferentes, apoios de peso, que só foi definida ao final da apuração das urnas, com direito a virada de Elizabeth Schmidt frente a Mabel Canto, vencedora no primeiro turno.

Mabel Canto
Mabel (PSC), 35 anos, deputada estadual, advogada e radialista, coligou com 8 partidos PSC, PSB, MDB, PP, PDT, PMB, Cidadania e Podemos e por isso teve mais tempo na televisão no primeiro turno. Em seu exército teve como candidato a vice-prefeito, o vereador de segundo mandato, Pietro Arnaud (PSB), e ainda contou com a popularidade do pai, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Jocelito Canto; com o deputado federal Aliel Machado (PSB), deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), senador Álvaro Dias (PODEMOS) e a ex-governadora Cida Borghetti (PP).
Para o segundo turno, o batalhão foi reforçado com o candidato que ficou em terceiro lugar, Márcio Pauliki (Solidariedade), assim como algumas lideranças da região, a exemplo de Elisangela Pedroso, prefeita eleita de Carambeí; Moacyr Fadel Junior, atual prefeito de Castro; prefeito eleito de Ipiranga, Douglas Modesto (PSB) e dos vereadores eleitos e mais votados de Ponta Grossa, Geraldo Stocco (PSB), Dr. Zeca (PSL), Joce Canto (PSC). O partido dos trabalhadores (PT) também quis se somar a esse batalhão, mas a candidata recusou o apoio. Embora o PT esteja desgastado, seus filiados fazem parte de um dos eleitorados com mais fidelidade partidária. Professor Edson que concorreu pela majoritária em Ponta Grossa, ficou na quinta colocação entre os cinco candidatos, obteve 1,79 %, o que representou 2.959 votos no primeiro turno. O candidato do PSOL, professor Gadini, obteve 3,04%, 5.029 votos. Somados são 7.988 votos. Elizabeth venceu as eleições com uma diferença de 8.003 votos.

Elizabeth Schmidt
Elizabeth Schmidt (PSD), 69 anos, atual vice-prefeita, professora aposentada, coligou com mais três partidos (PV / AVANTE / PSDB). Para a batalha ao lado do capitão da PM, Saulo Vinícius Hladyszwski, recebeu o apoio de nomes fortes de seu próprio partido (PSD), como o Governador do Paraná, Ratinho Junior, e do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, além do atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB). Para o segundo turno, diversos vereadores eleitos para primeiro e continuidade de mandato, como a Missionária Adriana Jamier (SD), Dr. Erik (PSDB), Divo (PSD), Leandro Bianco (Republicanos), Daniel Milla (PSD), Felipe Chociai (PV), Jairton da Farmácia (DEM), Pastor Ezequiel (Avante) e Valtão (PRTB) somaram-se a Elizabeth. Um apoio importante, a ex-primeira dama do município, Maria Izabel Wosgrau, pessoa muito benquista pelo trabalho social que realizou na cidade, manifestou seu apoio a Elizabeth e gravou depoimento para o último programa eleitoral. Lembrando que, Pedro Wosgrau Filho, grupo a que Elizabeth fez parte, foi prefeito por três vezes e nunca perdeu uma eleição.

Impressões
Durante a campanha eleitoral de 2020, a luta foi uma das mais acirradas da cidade. No último debate da televisão, Mabel elegantemente vestida e bem maquiada, usou o seu talento de radialista, e demonstrou estar muito confortável em seu ambiente, enquanto, Elizabeth acostumada a dar aulas, olhos nos olhos, a andar e a gesticular pelas salas de aula para exemplificar e passar conhecimento, não parecia muito à vontade em ter que ficar parada, olhando para uma câmera. Parecia um pouco presa, procurando os olhares para ver se estava sendo compreendida, com vontade de andar pelo estúdio, como é seu jeito de ser.
Mabel insistiu em dizer que seu governo seria voltado para as mulheres, e Elizabeth respondeu que o seu seria de todos, pois toda mulher quer ver os filhos, o marido, os pais idosos, todos bem atendidos. Mabel demostrou segurança frente as câmaras, Elizabeth demonstrou a sua naturalidade de ser, e a decisão ficou com o eleitor, que optou pela voz da experiência.

Décadas depois
Rejeitada por séculos em todo o mundo, a ideia de mulheres atuando na esfera pública levou algumas décadas para que os mais simples direitos fossem obtidos. Enfim, em 2020, século XXI, ano que deveríamos estar comemorando as conquistas femininas e o direito de igualdade, em que mulheres manifestam sua coragem e não se candidatam apenas para cumprir as cotas eleitorais partidárias exigidas por lei, ambas enfrentaram o machismo, e foram chamadas de fantoches ou do próprio pai ou do atual prefeito, como se fossem incapazes de conduzir as rédeas da própria vida e os destinos de uma cidade.
Elizabeth ainda enfrentou o preconceito pela idade, foi chamada de idosa e de vovó, mas demonstrou garra, dinamismo e disposição incrível, capaz de fazer inveja. Aos 69 anos de idade percorreu as ruas da cidade, fez sua campanha e parecia incansável.

Mulheres no poder
Pode até parecer clichê, mas o lugar da mulher é onde ela quiser, à mulher não cabe mais somente o papel de esposa, avó, mãe e dona de casa, como coube durante um longo período de nossa história.
Elizabeth escolheu administrar a cidade, e 87.932 eleitores (52,38%) a escolheram, tornando a mulher mais votada da história de Ponta Grossa.
A prefeita eleita terá, agora, a missão de mostrar a sua competência e administrar a capital cívica do Paraná, um dos maiores parques industriais e o quarto município mais populoso do estado com uma estimativa do IBGE de 355.000 habitantes, além de um orçamento de 1 bilhão e 25 milhões previsto para 2021.
Mabel Canto que recebeu no segundo turno 79.929 votos (47,62%), bem acima dos 35 mil votos alcançados como deputada estadual, continuará mostrando na Assembleia Legislativa do Paraná a força da mulher.

Números
Ponta Grossa tem 239.611 eleitores, as abstenções no segundo turno foram de 24,9%, ou seja 59.655 eleitores deixaram de votar, já os votos nulos foram 7.656, fazendo 4,25% e os brancos foram 4.439, um percentual de 2,47%. O mau tempo e a pandemia podem ter sido fatores determinantes para o alto índice de abstenções.

Redação *

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!