Eleições municipais deste ano têm adaptações

Eleições municipais deste ano têm adaptações

Luana Dias
Especial Página Um News

Dois mil e vinte é ano de eleições municipais, mas, assim como quase todos os eventos marcados para este ano, o processo eleitoral também sofreu mudanças, graças a pandemia de covid-19, a começar pela data. Em vez de em outubro, como costumeiramente ocorria, as eleições deste ano vão acontecer no mês de novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 15 e o segundo para 29 de novembro.
Outras mudanças e adaptações também irão fazer parte das eleições municipais deste ano, por exemplo, não haverá identificação biométrica no dia da votação, e será novamente necessário que todos os eleitores estejam portando um documento oficial com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira Profissional para a identificação. Para facilitar a localização de local e seção de votação, também é recomendado que todos portem o título de eleitor.
Neste ano a justificativa de ausência para o voto, ou seja, a justificativa de quem não irá votar, não será feita nas seções eleitores, somente pelo aplicativo e-título. E, em razão da redução nacional do parque de urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), algumas seções funcionarão juntas neste ano.
A chefe do Fórum Eleitoral de Castro, Fernanda de Araújo, conversou com a reportagem e também explicou que para evitar aglomeração, está em estudo a possibilidade de o horário da votação ser estendido para até as 18 horas. Segundo ela, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER/PR) também está estudando a melhor forma de montar a seção eleitoral e organizar as filas, com o intuito de evitar aglomerações nos corredores dos locais de votação.

Publicidade Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!