Reservatório Passaúna é tema de conferência internacional

Reservatório Passaúna é tema de conferência internacional

Assessorias

Conferência Internacional do Programa de Pesquisa GroW acontece nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), com transmissão ao vivo. Veja como participar.

O Reservatório do Passaúna, em Curitiba, será um temas da Conferência Internacional do Programa de Pesquisa GRoW – Water as a Global Resource (Água como um Recurso Global). O evento que acontece com transmissão ao vivo nesta quarta e quinta-feira (21 e 22).

A Sanepar é uma das parceiras do programa por meio de participação no projeto de cooperação internacional MuDak – Multidisciplinary Data Acquisition as Key for a Globally Applicable Water Resource Management (Aquisição Multidisciplinar de Dados como Chave para uma Ampla Aplicação na Gestão de Recursos Hídricos).

O MuDak é um dos 12 projetos de cooperação internacional do GRoW. Liderado pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, o projeto envolveu parceiros alemães e internacionais, entre eles o Brasil. Seu objetivo central é desenvolver soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e a longo prazos.

No Brasil, o foco de pesquisa foi o Reservatório Passaúna, em Curitiba. Com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, o projeto promoveu pesquisas de mestrado e doutorado, publicações, conferências, workshops, entre outros. Em março, o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar sediou um desses eventos para dezenas de pesquisadores e interessados.

A inscrição para participar do evento ao vivo pode ser feita no endereço http://app.newroom-connect.com/fairs/bmbf-grow/areas/mudak-wrm

Até o dia 23, também é possível conhecer a exposição virtual dos 12 projetos GRoW no website do programa.

PESQUISA – O programa de pesquisa GroW, financiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa alemão, é um das maiores iniciativas contemporâneas em recursos hídricos globais. O GRoW abrange 12 projetos de cooperação internacional com 90 instituições parceiras da Alemanha e mais de 40 estudos de casos no mundo, envolvendo aproximadamente 300 pesquisadores, profissionais e investidores, por três anos.

O GRoW tem investigado abordagens inovadoras na gestão de recursos hídricos, como modelos de alta resolução na eficiência no uso da água, novas regras operacionais para reservatórios, ferramentas relacionadas a pegadas hídricas, avaliações de qualidade de água e novas ferramentas para governança hídrica, entre outros. Para mais informações acesse http://bmbf-grow.de/en

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!