Mesários serão convocados

Mesários serão convocados

Luana Dias
Especial Página Um News

A nomeação e convocação dos mesários que irão atuar nas eleições municipais deste ano devem começar em breve e serão encerradas até no próximo dia 16 de setembro. De acordo com a chefe do Fórum Eleitoral de Castro, Fernanda de Araújo, as convocações ainda não iniciaram porque a equipe aguarda a montagem das turmas para treinamento à distância, que será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER).
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a convocação de mesários para as eleições deste ano será feita por meio do whatsapp ou por email. O treinamento pelo qual os convocados precisam passar antes do processo também será à distância, por meio de vídeos curtos, conforme explicou a chefe do Fórum. Ao todo, serão convocados 620 mesários, que irão atuar nas 155 seções eleitorais do município. Também serão convocados administradores de prédio, roteiristas e auxiliares da Justiça Eleitoral. “Nos próximos dias será publicado edital com o dia em que será expedido o edital de nomeação para eventuais impugnações”, explicou Fernanda.
Os eleitores que trabalharem como mesário terão direito a dispensa de seus trabalhos pelo dobro de dias dedicados ao processo, também recebem vale-alimentação para o dia das eleições e crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, além disso, têm vantagem de desempate em concursos públicos (se houver previsão no edital), e isenção de taxas de inscrição em concursos públicos estaduais.
As eleições municipais deste ano estão agendadas para os dias 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro. No Paraná cerca de oito milhões de eleitores estão aptos a votar, e, o Estado conta com 22 mil seções eleitorais, para as quais são esperados pelo menos 88 mil mesários. A inscrição para trabalhar como mesário voluntário pode ser feita no site do TRE.

Quem não pode
ser mesário?
Todo eleitor que tem mais de 18 anos de idade e que está com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral pode ser mesário, tanto voluntário, como convocado, porém, pessoas que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus não poderão participar do processo neste ano. Também não podem ser mesários, candidatos a qualquer um dos cargos (prefeito ou vereador), parentes de candidatos e membros de diretórios de partidos políticos, assim como policiais e funcionários de cargos de confiança do Poder Executivo.

Publicidade Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!