Igreja inundou com chuvas recentes

Igreja inundou com chuvas recentes

Luana Dias
Especial Página Um News

A igreja matriz Nossa Senhora do Rosário vem sendo penalizada com dias chuvosos como os desta e da semana passada. Frei Osmar Paulo, que é pároco da matriz, explicou à reportagem que diferentes fatores são responsáveis pela entrada da água da chuva na igreja, a principal delas é a idade da forração. A última reforma, responsável pela ampliação da Paróquia, é do início dos anos 2000, e com o tempo foram se abrindo pequenos buracos nas telhas, além disso, como caem folhas e galhos das árvores, da Praça do Rosário, nas calhas da igreja, elas ficam obstruídas fazendo com que a água entre pelas laterais e escorram livremente pelas paredes da igreja. Desta vez até as salas de atendimento ficaram cheias de água. Como a cobertura é antiga, as últimas chuvas também fizeram com que parte do telhado das salas de catequese cedesse.
“Sempre que chove, desde que eu assumi a Paróquia, ocorrem esses alagamentos. As calhas enchem com as folhas das árvores, e não aguentam, mas com a chuva de agora o forro também não aguentou e cedeu na sala de catequese, porém, também tem um agravante que são as telhas velhas, com furos e que precisam ser trocadas com urgência. Depois da reforma da Paróquia, que foi há cerca de 20 anos, a igreja só recebeu pinturas, mas não foram feitas mais reformas e nem trocas, segundo o próprio pessoal que trabalhou na ampliação, naquela época, já é tempo de substituir a estrutura”, explicou o sacerdote.
Para preservar o mobiliário, é preciso mudar de lugar todos os bancos, por exemplo, toda vez que a chuva é um pouco mais volumosa. Mas não é só a igreja que vem sofrendo as consequências das chuvas intensas, até no Posto de Saúde vizinho à igreja, a água da chuva já está causando problemas, devido ao entupimento das calhas.

Ação para arrecadar dinheiro em prol da obra de melhoria
Segundo frei Osmar, o plano para a troca do telhado da igreja já existe desde o ano passado, mas acabou sendo interrompido pela pandemia do novo coronavírus, e agora, para dar sequência ao projeto o pároco e os membros da Paróquia estão trabalhando em diversas ações, com a finalidade de arrecadar dinheiro suficiente para investir na obra. “Desde o ano passado, quando assumi a Paróquia, coloquei esse propósito no coração e na cabeça. Só vou sair daqui quando fizer a reforma da igreja, enquanto isso não se realizar eu não estarei bem e nem feliz. Além destes problemas que já mencionamos, também tem o comprometimento da madeira do altar, que sofre com a presença de cupins e também vai precisar ser substituída”, explicou o frei.
Uma das ações foi a criação de um carnê para contribuição voluntária, através do qual paroquianos e demais membros da comunidade poderão repassar à igreja mensalmente, durante um ano, um valor em espécie, de acordo com suas possibilidades. Para contribuir a partir do carnê basta ir até a secretaria da igreja e retira-lo ou pega-lo com a equipe do dízimo, durante as missas. O valor pode ser entregue na própria secretaria ou através de depósito ou transferência bancária. Os dados bancários da igreja também estão disponíveis na secretaria da Paróquia. “Nós entendemos que nem todos podem contribuir dessa forma, mas a quantia a ser doada é de acordo com o que cada um puder, assim, pedimos muitos que os paroquianos e demais pessoas da comunidade tenham esse coração contrito e voluntário, e percebam a necessidade de contribuir para com a casa mãe, que é a matriz. Esse convite é para todos, inclusive pessoas que freqüentam as capelas, que também fazem parte da Paróquia”
Para este sábado (22) também está programado um feijão mexicano, cujos bilhetes já estão sendo comercializados, na secretaria da igreja, à R$ 25 cada. O prato será acompanhado por batata palha e ‘arroz do frei’, e a retirada deve ser feita no sábado, entre 11 e 13 horas no Salão Paroquial da matriz. “Esperamos pela providência divina e pela contribuição da comunidade, paroquianos e empresários locais. Pedimos que essas ações sejam analisadas com carinho, mas também aceitamos outras contribuições voluntárias, de qualquer valor. Quem quiser conhecer a igreja inclusive, quem quiser passar por lá nesses dias para ver a situação da qual estamos falando, está convidado. Todos serão sempre muito bem recebidos na nossa Paróquia. Nós sabemos que muitos estão passando por momentos difíceis, que as receitas diminuíram graças a pandemia, mas toda colaboração, de um mínimo valor, será bem-vinda. Tudo o que a gente dá para Deus volta pra nós, para nossa família”, finalizou o frei.

Publicidade Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!