Castro decora praças para o natal

Castro decora praças para o natal

Cleucimara Santiago

Tradicionalmente, cidades da região investem em decoração natalina para atrair a população as ruas e fomentar o comércio local no período de natal. Mas, em um ano atípico, cheio de incertezas, as festas natalinas, as tradicionais reuniões familiares e confraternizações de empresas ainda são um ponto de interrogação, assim como a decoração das cidades.
Este ano, para diminuir a circulação de pessoas na rua e retrair o contagio do coronavirus, muitas cidades da região não enfeitarão suas praças e ruas. Como só isso não bastasse, este ano também foi um ano eleitoral e as prefeituras estão em ritmo de transição de governos.

Castro
Castro é a única cidade em que o jornal Página Um News circula que está no clima de Natal e a decoração enfeita praças, parques, rotatórias, antiga estação ferroviária e no Caramuru. De acordo com a diretora de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Gisele Coradassi, todos os enfeites anteriores foram reaproveitados para a decoração natalina. “Reformamos e aproveitamos todos os enfeites que já tínhamos e deixamos nossa cidade muito bonita para receber o Natal”, disse.
Ainda de acordo com a nota passada pela assessoria de comunicação, além da decoração natalina, Castro terá o Natal de Estrelas, com uma vasta programação artística e cultural em diversos espaços, incluindo exposições de guirlandas, artes, fotos, presépios, drive in musical, trenzinho do Papai Noel em todos os bairros, projeção de imagens, desfile com o tema ‘Na Época do Tropeirismo’, Casa do Papai Noel, feirinha de Natal e drive in de Natal. A programação inicia no dia 5 de dezembro e segue até o dia 23.

Carambeí
A prefeitura de Carambeí, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) decidiu evitar a aglomeração de pessoas na cidade e não realizará decoração natalina. A medida segue a orientação dos conselhos de Saúde e visa proteger os moradores da cidade.

Palmeira
Devido a transição de governo e a pandemia, Palmeira optou este ano por não ter decoração natalina. “Pretendemos passar um caixa bem proveitoso para o próximo prefeito e entendemos que decisões como essa já não cabem a nosso governo, teria que ser discutidas com essa transição” informou o secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Santos Joanassi Filho
Segundo Joanassi, inicialmente a prefeitura tinha planos de fazer uma Vila do Papai Noel, algo interativo, porém, por conta da pandemia e para evitar que pessoas estejam em contato com os mesmos objetos e brinquedos, desistiu da ideia. Contudo, a prefeitura acerta alguns detalhes e estuda integrar um roteiro cultural na programação natalina. Alguns empreendimentos culturais serão inaugurados, a exemplo do Museu do Palácio com espaço anexo, biblioteca, sala do artista popular; o Museu Cemiterial, primeiro da América Latina e o Museu Histórico, reinaugurado recentemente.
Há a possibilidade de existir um horário estendido de parques e museus e atividades públicas, em formato que atenda às orientações sanitárias para o momento pandêmico, contudo ainda não confirmado.

Ponta Grossa
Por conta da pandemia e dos gastos com a própria pandemia, a prefeitura não investirá na iluminação de natal nas vias públicas da cidade neste ano. A prefeitura informou, ainda, através de sua assessoria que realizará concurso com patrocínio do Grupo Madero. O edital prevê prêmio principal de até R$ 10 mil para a casa e o comércio mais iluminado e enfeitado da cidade. Na categoria residências são compreendidas áreas externas, inclusive jardim de unidades residenciais. A ornamentação a ser julgada será a que estiver instalada na fachada da residência. Já na categoria estabelecimentos comerciais, estão inclusas lojas de comércio em geral, shopping, galerias e centros comerciais, supermercados, farmácias, estabelecimentos bancários, empresas/escritórios de prestação de serviços, clínicas. Também será julgada a fachada ou vitrine desses estabelecimentos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!