Professora da UEPG participa de livro sobre mães cientistas na pandemia

Professora da UEPG participa de livro sobre mães cientistas na pandemia

Assessorias

A professora do curso de História Georgiane Garabelly participou do livro “Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia”. A obra traz relatos de 140 mulheres, que são mães e cientistas de diferentes áreas do conhecimento, com capítulos sobre a maternidade no período de isolamento social. O lançamento ocorreu dia 15 de outubro em formato e-book. 

A coletânea foi organizada pelas professoras Ana Carolina Eiras C. Soares, da Universidade Federal de Goiás; Camilla de Almeida S. Cidade, da Universidade Federal Fluminense; e a professora Vanessa Clemente Cardoso, do grupo Mamães na Pós-Graduação. O livro reúne 134 textos de mulheres que enfrentaram, e ainda enfrentam, preconceito por serem mães e cientistas. O prefácio foi escrito por Manuela D’Ávila, jornalista e mestra em políticas públicas.

A professora Georgiane contribuiu com o capítulo “Entre a rede na varanda e a saudade da Universidade: Os labirintos da maternidade durante a pandemia da Covid-19 numa abordagem autoetnográfica”. A pesquisadora comenta como foi o desenvolvimento do capítulo: “Foi um processo muito subjetivo, de encontro entre a Georgiane pesquisadora, professora universitária, e a Georgiane mãe. Essas duas pessoas conviviam porque havia toda uma rede de apoio, a possibilidade do meu ex-marido ajudar, da minha mãe ajudar, da escola ajudar. E de repente em março eu me vi sem essa rede de apoio, não existia mais ninguém, na casa só existia eu, o meu gato e os meus dois filhos e a gente tinha que sobreviver naquele espaço, com tarefas escolares que começaram a vir, uma serie de reuniões e incertezas com relação a Universidade. Foi um processo doloroso e de extrema solidão”.

Para participar da obra, a professora viu pelas redes sociais uma chamada que pedia relatos da vida materna na pandemia, com a intenção de colher depoimentos. O objetivo era abordar o impacto do isolamento social na vida das mães que trabalhavam com pesquisa e ciência. O capitulo de Georgiane contempla temas como doenças, solidão, trabalho e os desafios da maternidade.

O livro foi lançado pela editora Bindi, do Rio de Janeiro e tem a possibilidade de ser baixado gratuitamente pelo site da editora, com o objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento.

Texto: Gabriella de Barros | Fotos: Arquivo pessoal Georgiane Garabelly

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!