Repercussão da vacina Coronavac no Paraná e região

Repercussão da vacina Coronavac no Paraná e região

Cleucimara Santiago

No início da tarde da quinta-feira (21), o governo da Índia, através de informação do secretário das Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, liberou as exportações comerciais de vacinas AstraZeneca/Oxford fabricadas pelo laboratório indiano Serum e encomendadas pela Fiocruz, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos na sexta-feira (22). Junto com essa notícia, o país comemora o início da distribuição de seis milhões de doses da vacina chinesa Coronavac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

E nessa batalha que envolve muitas negociações políticas, o preconceito foi vencido pela esperança de salvar vidas, acabar a pandemia e impedir o colapso do sistema de saúde brasileiro. Confira o início da vacinação, principalmente nos Campos Gerais, que ficará para a história do país e da humanidade.

Em 07 de janeiro, o Instituro Butantan e o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) divulgaram os dados sobre a eficácia da Coronavac: 78% em casos leves da doença e 100% contra casos graves. No mesmo dia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que toda a produção de vacinas contra a Covid-19 do Butantan será incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

Em 08 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o primeiro pedido de uso emergencial de uma vacina contra Covid-19 no Brasil: a Coronavac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. No mesmo dia a Fiocruz envia a Anvisa, pedido para uso emergencial da britânica AstraZeneca da Universidade de Oxford, a serem importadas do laboratório Serum (Índia). A Anvisa tem dez dias para a resposta. A semana é de expectativa e o assunto é o mais comentado na mídia e no país.

Dia 14 de janeiro, Pazuello, ministro da Saúde, afirmou em reunião virtual com a Frente Nacional de Prefeitos que a vacinação contra covid-19 começaria simultaneamente em todo o território brasileiro na quarta-feira (20) de janeiro, às 10 horas, dependendo da aprovação da Anvisa, que marca reunião para dia 17 de manhã.

Dia 17 de janeiro, a Anvisa por unanimidade em reunião com cinco diretores, transmitida ao vivo pela internet e TV Brasil, divulgou a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e da anglo-sueca AstraZeneca /Universidade de Oxford. Pazuello anuncia que a distribuição para os estados começa no dia seguinte, segunda-feira (18) e a vacinação será simultânea no país no dia 20. O governo de São Paulo se adianta e imediatamente realiza cerimonia no Centro de Convenções do Hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina de São Paulo e às 15h30, a enfermeira Monica Calazans, 54 anos, que trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, em São Paulo, torna-se a primeira brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

Paraná e região dos Campos Gerais

Enquanto tudo isso acontece, o Paraná se prepara para a vacinação, e já pela manhã de sábado (16), quatro caminhões carregados com 2,2 milhões de insumos para a vacinação (seringas, agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação), saem do pátio da central de abastecimento e suprimentos da Secretaria da Saúde do Paraná, no Jardim Botânico, em Curitiba com rumo as vinte e duas regionais de saúde do estado. Cidades da região dizem estar preparada para começar a vacinação.

Dia 18

Na manhã foi grande a movimentação de veículos dos doze municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde para fazer a retirada dos insumos secos necessários para a vacinação, recebidos do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa cedo em São Paulo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores de outros estados na cerimônia de distribuição da CoronaVac e declara aberta a vacinação no estado.

As 265.600 mil doses na primeira remessa do imunizante da Coronavac destinadas ao Paraná são carregadas em aviões comerciais e da FAB, chegam ao aeroporto Afonso Pena no início da noite e são levadas a CEMEPAR (Centro de Medicamentos do Paraná) no Jardim Botânico para serem separadas para as vinte e duas regionais do estado.

As doses deverão ser aplicadas em duas etapas e imunizarão 126 mil pessoas, sendo 102.959 para profissionais da linha de frente da área da saúde que atuam contra a covid-19, 10.816 indígenas, 12.224 para idosos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e seus cuidadores.

1ª Dose no Paraná

Às 21h48 na capela do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, o governador Carlos Massa Ratinho Junior abre oficialmente a vacinação contra o Coronavirus no Paraná. A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do imunizante, outros sete colegas que desde o início da pandemia atuam na linha de frente do Complexo Hospitalar do Trabalhador foram vacinados durante o evento que também comemorou os 74 anos do hospital que é referência em saúde pública e atendimento do coronavírus em Curitiba.

Dia 19

Na manhã de terça-feira (19), as doses começam a ser enviadas aos municípios responsáveis pela estratégia de vacinação. Com um pouco de atraso, por volta das 12h30, as tão esperadas remessas de vacinas da Coronavac chegam a 3ª Regional de Saúde e são recebidas pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o vice-prefeito, capitão Saulo; o secretário municipal de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco; a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; o prefeito de Pirai do Sul, Henrique Carneiro; o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho; o chefe da 3ª Regional de Saúde, Rodrigo Xavier; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto; demais autoridades, público em geral e imprensa. Nessa primeira etapa são seis mil doses, distribuídas entre as doze cidades que compõem a 3ª Regional de saúde, sendo 207 doses para Arapoti, 152 doses para Carambeí, 595 para Castro, 102 para Ipiranga, 78 doses para Ivaí, 252 para Jaguariaíva, 310 doses para Palmeira, 227 para Piraí do Sul, 3.851 para Ponta Grossa, 42 para Porto Amazonas, 76 para São João do Triunfo e 68 doses para Sengés. No mesmo dia, a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba recebe 1.880 para os sete municípios que atende, sendo 90 unidades para Curiúva, 120 para Imbaú, 717 para Ortigueira, 143 para Reserva, 581 para Telêmaco Borba, 158 para Tibagi e 71 para Ventania. Cada caixa conta com 40 doses e todos as cidades receberam um acréscimo de 5 % do total cadastrado. A distribuição da segunda etapa, conforme informações do Governo do Estado, será em 21 dias e a aplicação em 25 dias

Ponta Grossa

Após o recebimento dos imunizantes na 3ª Regional, as autoridades dirigiram-se a Upa Sant’Ana, onde em caráter simbólico, houve a primeira vacinação. Por critérios técnicos, a enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira, que trabalha na linha de frente no combate à doença, foi a primeira vacinada na região e o enfermeiro Tiago Bueno, coordenador da Atenção Primária realizou a aplicação. Terezinha ajudou na organização da ala da Covid-19 do Hospital Universitário (HU-UEPG), atuou na linha de frente do combate à pandemia. Em julho do ano passado, causou comoção o fato de testar positivo para a Covid-19 e ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HU-UEPG. Ela teve alta e voltou dias depois para UTI por outros motivos, não relacionados a infecção por Covid. As demais doses serão realizadas nos locais de trabalho, por uma equipe volante, visto que o público-alvo da primeira fase são os profissionais da linha de frente ao combate ao coronavírus. As ILPIs devem começar a receber as doses no dia 21.

Castro

Andréia Cristina do Nascimento Rodrigues, de 29 anos, técnica em enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi a primeira a ser vacinada em Castro. Terão prioridade das 595 doses do primeiro lote, profissionais da saúde da linha de frente ao combate da Covid-19, como profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), profissionais mais expostos ao contagio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e idosos residentes no Lar Mariliana Barbosa, Asilo São Vicente de Paulo e Casa de Repouso da Castrolanda. Segundo, informações da prefeitura, na sequência serão vacinados os prestadores de serviços credenciados pelo SUS que realizam exames de imagens para em pacientes da Covid-19 e em seguida para o setor privado que atende pacientes com a doença.

Carambeí

A prefeita Elisangela Pedroso esteve pessoalmente na Regional de Saúde para acompanhar a chegada das vacinas. Uma pequena cerimônia aconteceu às 16 horas no Centro de Convivência do idoso, para registrar a primeira aplicação das 152 doses iniciais na cidade. A técnica de Enfermagem e Servidora da Saúde, Rosana de Souza, que atua na linha de frente ao combate ao Covid, foi a primeira a receber a dose, em solenidade que contou com a presença do deputado federal Pedro Lupion esteve presente na solenidade, que foi transmitida ao vivo pelo facebook.

Palmeira

A cidade que recebeu 310 doses, realizou na Secretaria Municipal de Saúde com a presença do prefeito Sérgio Belich e o secretário de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, uma cerimônia simbólica, fechada ao público e transmitida ao vivo pela internet para a aplicação da primeira dose. O enfermeiro Jean Carlo das Almas, que atua há 21 anos atua na área e trabalha na linha de frente contra a Covid-19, na Vigilância em Saúde do Município foi o escolhido e a técnica em enfermagem Gislaine Conceição dos Santos fez a aplicação.

Piraí do Sul

O prefeito de Piraí do Sul Henrique Carneiro participou da chegada das vacinas na 3ª Regional em Ponta Grossa e na tarde do mesmo dia realizou o lançamento simbólico da vacinação no Centro Municipal de Imunização Dr. Elias Avais Netto (antiga Clínica da Mulher) em Piraí. Diferente das demais cidades, que homenagearam profissionais de enfermagem, a cidade lembrou de homenagear alguém da área de limpeza. A auxiliar de serviços gerais, Neiva Guimarães de França, 54 anos, que atua na linha de frente do combate à doença, desinfetando ambulâncias, quartos e a área emergencial, colaborando para a segurança dos demais profissionais de saúde, foi a escolhida para receber a primeira dose. Na primeira fase, a cidade recebeu 227 doses da vacina e a prioridade foi para quem atua diretamente com pacientes suspeitos ou contaminados. Servidores do Samu, transporte sanitário (motoristas), profissionais do Centro de Testagem e Diagnóstico da Covid-19, Ala de Internamento e Pronto Socorro do Hospital. Após, os outros profissionais de saúde da rede municipal. A vacinação foi centralizada num único local, Centro Municipal de Imunização, ao lado do hospital.

Tibagi

Para a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, a qual pertence Tibagi, foram destinadas 1880 doses. Tibagi recebeu 158 doses, sendo 134 destinadas a profissionais de saúde, 17 para idosos moradores de ILPI. Às 17 horas, no Hospital Luiza Borba Carneiro, a primeira imunização foi aplicada na técnica de Enfermagem, Débora Franciele Bueno, responsável pela coleta dos exames testes para o Covid-19, e em seguida os profissionais de saúde do hospital municipal, seguindo para os demais profissionais de saúde da linha de frente de combate e enfrentamento ao Covid-19. O segundo grupo a ser vacinado com o saldo remanescente deste lote será os idosos do Lar do idoso Casa do Sossego.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!