‘Estar Digital’ deve retornar nos próximos dias em Ponta Grossa

‘Estar Digital’ deve retornar nos próximos dias em Ponta Grossa

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – A prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), informou que deve retomar as atividades do Estar Digital nos próximos dias. A decisão ocorre após a conclusão de um processo de análise jurídica acerca da situação envolvendo o funcionamento do sistema na cidade. Com isso, o Município deverá notificar a empresa responsável pelo serviço para que proceda com as ações pertinentes as operações. Até que sejam concluídos os trâmites, a AMTT segue apenas com a fiscalização das vagas especiais destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Tão logo os procedimentos junto à empresa sejam finalizados, a Prefeitura irá informar a população, com antecedência, sobre o retorno do Estar.

A prefeitura de Ponta Grossa já deixou de arrecadar R$ 326 mil em um mês que a cidade está sem o Estar (estacionamento rotativo), cerca de dez mil reais por dia. Segundo, informações da prefeitura através da assessoria de imprensa, os servidores do município que trabalham no Estar estão passando por cursos de atualização funcional.

O serviço de estacionamento regulamentado, emissão e regularização de notificações do Estar foi suspenso por tempo indeterminado pela prefeitura de Ponta Grossa, desde o dia 21 de dezembro do ano passado e não havia previsão de retorno até essa quinta-feira (21).

Depois do escândalo de suspeita de corrupção, a Cidatec, empresa responsável pelo serviço na cidade, chegou a pedir a suspensão no dia 17 de dezembro, dias depois a prefeitura publicou a decisão da suspensão no Diário Oficial do município.

A Cidatec é alvo de investigação da operação Saturno do Núcleo de Ponta Grossa do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizada) do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O MP-PR investiga possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, fraude a licitação, tráfico de influência nos contratos, manipulação e corrupção de vereadores na Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara Municipal para apurar as referidas licitações.

As investigações buscam identificar possíveis ilegalidades na contratação de empresa pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Município (AMTT) para a implantação e operação do ‘Estar Digital’ (estacionamento rotativo), e para a compra de softwares pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), entre os anos de 2016 e 2020.

Durante a operação, os vereadores Valter José de Souza,Valtão (PRTB) e Ricardo Zampieri (Republicanos) respectivamente presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Ponta Grossa, Roberto Pelissari, então presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Ponta Grossa (AMTT), e os empresários os empresários Antônio Carlos Domingues de Sá e Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck além de João Carlos Barbiero, acusado de ser o lobista do caso, foram presos. Zampieri e Pelissari foram liberados por falta de provas, os demais seguem em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

Questionado sobre o assunto, o atual presidente da AMTT, Celso Cieslak, não respondeu os questionamentos da reportagem do Página Um News e a assessoria de imprensa de Ponta Grossa enviou uma nota explicativa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!