Carambeí registra o sexto óbito por Covid-19, números de casos diários seguem elevados

Carambeí registra o sexto óbito por Covid-19, números de casos diários seguem elevados

Carambeí continua com aumento no número de casos confirmados de Covid-19, o cenário que já é assustador ganhou na terça-feira (29) mais reforço com o registro do sexto óbito. Dessa vez um cidadão conhecido no município que não tinha comorbidades e estava com 59 anos. Mesmo com todos os registros de confirmados, monitorados e falecidos, grande parte da população, principalmente a mais jovem agem como se fosse imune ao vírus. Para tentar conter o avanço do Covid-19, a Prefeitura decretou a continuidade do toque de recolher e demais normativas de funcionamento de comércio já estabelecidas em decretos anteriores.

A secretaria Municipal de Saúde continua com o mesmo trabalho em relação a Covid-19, todos os cidadãos positivados e aqueles que estão com síndrome gripal são monitorados, porém existe uma parcela que não cumpre o isolamento que é estabelecido por protocolo da secretaria de Estado de Saúde. “Esse é um grande problema que enfrentamos, porque são esses que acabam contaminando outros. Hoje temos um percentual considerável de jovens entre 21 e 30 anos que estão com os sintomas de Covid-19 e é justamente essa população que não cumpre as determinações estabelecidas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Sérgio Rodrigues da Luz.

O secretário reforça que o novo coronavírus pode deixar sequelas como perda do olfato e do paladar que podem persistir por meses, falta de ar a pequenos esforços (como pentear os cabelos) devido às lesões pulmonares, também pode apresentar lesões de causa vascular como trombose e AVC. “É uma doença perigosa porque assim como em alguns não provoca nenhuma alteração em outros pode levar a morte, então a única maneira de não correr riscos é obedecer ao que estabelece o protocolo válido para todo o mundo, ou seja, higienização das mãos com álcool gel, uso de máscara, evitar aglomerações e manter o distanciamento social”, acrescenta Sergio da Luz.

O número crescente de casos pode ser observado nos gráficos, que utilizam como dados para a média móvel o número de casos até o dia 22 de setembro. No gráfico de “Casos confirmados por faixa etária” é possível verificar que a liderança no registro de casos do novo coronavírus entre pessoas com idade entre 21 e 30 anos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!