UEPG lamenta falecimento do fotógrafo Germano Koch

UEPG lamenta falecimento do fotógrafo Germano Koch

Da Assessoria

O fotógrafo Germano Achilles Koch faleceu ontem (13), aos 89 anos, no Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. O velório prossegue na Capela Municipal São José e o sepultamento ocorre às 16h desta segunda-feira (14) no Cemitério Santa Luiza. A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento e presta condolências à família.

Germano Koch foi o primeiro fotógrafo contratado pela UEPG, no início da década de 1970, para registro das atividades institucionais. Foi criador e proprietário do Foto Elite, desde 1954, empresa quem em 1977 seria repassado ao fotógrafo Domingos Silva Souza.

De forma recente, o nome de Germano Koch foi recuperado em pesquisas do Museu Campos Gerais. A atuação do fotógrafo está articulada em pelo menos três acervos sob pesquisa no MCG desde o ano passado: o arquivo institucional do Centro de Recursos Audiovisuais, com fotos da UEPG desde 1973; o acervo do Foto Cine Clube Vila Velha, onde era associado; e o acervo do Foto Elite, adquirido pela UEPG em 2019.

Filho de Carlota Gaertner Koch e Germano Koch, o fotógrafo era casado com Hannelor Anete Mayer Koch e deixa os filhos Roberto Mayer Coch, Luciane Mayer Koch, Vilma de Souza Uchoa, Nelson Mayer Koch e Luciano Mayer Coch.

Pesquisas
Parte do trabalho de Germano Koch no Foto Elite foi analisada na dissertação de mestrado em Geografia, ‘A Composição da Paisagem Urbana de Ponta Grossa (PR) nas fotografia do acervo Foto Elite’, de Andrea Rita da Silva Nabozny – sob orientação dos professores Leonel Brizolla Monastirsky e Patricia Camera Varella. A pesquisa pode ser acessada aqui

Em 2012, o projeto de extensão Foca Foto, do curso de Jornalismo da UEPG, publicou uma reportagem especial sobre Germano Koch. Leia aqui

Texto e foto de capa: Rafael Schoenherr

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!