Projeto tem programação adaptada por conta da pandemia

Projeto tem programação adaptada por conta da pandemia

Assessorias

Um Dia no Parque leva pessoas às áreas verdes para atividades de lazer, prática de esportes e, principalmente, para conscientização ambiental. Para garantir segurança e manter as atividades, que já ocorrem há 3 anos, a programação passou por adaptações.

O projeto Um Dia no Parque começou neste domingo (18) em seis Unidades de Conservação (UCs) do Paraná, com atividades diferenciadas de conscientização ambiental. A ação é do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Rede Pró-UC, a Coalizão Pró-Unidades de Conservação e apoio da Águas Ouro Fino.

O objetivo é incentivar a população paranaense a visitar os parques e as belezas naturais do Estado a fim a mostrar que é possível praticar diversas atividades de lazer enquanto se auxilia na preservação do meio ambiente.

Para garantir a segurança da população e manter o funcionamento das atividades, que já ocorrem há 3 anos no Paraná, a programação do Um Dia no Parque passou por adaptações. Este ano, a maior parte da dinâmica foi online, com um festival de shows, exibição de curta-metragem e palestras.

Além disso, das seis UCs selecionadas, três contaram com a participação da sociedade: os Parques Estaduais Ilha do Mel (Litoral), Serra da Esperança (Guarapuava) e Vale do Codó (Jaguariaíva).

Outras três Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Curitiba e Serra do Mar receberam as atividades apenas pela equipe do IAT e voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo, Clube Paranaense de Montanhismo e Movimento SOS Casa do Ipiranga: o Pico Marumbi, Serra da Baitaca e Pico Paraná.

Elas estão fechadas para visitação devido ao alto risco de incêndio florestal e crise hídrica do Estado. A limpeza é uma preparação dos locais para receber os turistas após a estiagem.

“Os parceiros foram fundamentais nessa limpeza, prestando todo o apoio às equipes do IAT e fornecendo materiais de segurança, além de água”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

PRESENCIAL – O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, participou da limpeza da Ilha do Mel neste domingo (18). De acordo com ele, o Paraná é um exemplo na conservação ao meio ambiente.

“Encontramos bastante lixo, como espuma e plástico. Queremos que a população usufrua as belezas dos Parques Estaduais, que são patrimônios ricos do nosso Estado, mas é preciso conscientização para não jogar lixo no meio ambiente”, disse.

Nos parques com adesão do público, todos os participantes tiveram acesso a sacos de plástico reforçados e luvas descartáveis para participar do mutirão de limpeza e manutenção de trilhas.

“A ideia em fazer ações também nos Parques fechados devido à estiagem é mostrar que estamos cuidando e nos preocupando em preparar as UCs para quando estiver liberada a visitação”, acrescentou o secretário.

PROJETO – O projeto Um Dia no Parque é de abrangência nacional e segue os moldes do Park Day, dos Estados Unidos. No Paraná, ele acontece desde 2018, quando o Parque Estadual Mata dos Godoy, localizado em Londrina, recebeu visitantes para integrar a atividade. Nas redes sociais, a interação é promovida pela hashtag #UmDiaNoParque.

BOX

IAT relança programa de voluntariado nos Parques Estaduais

Neste domingo (18) também foi relançado o Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná. Podem participar todos os cidadãos com mais de 18 anos e que tenham interesse em colaborar com a manutenção, conservação e participação nas atividades administrativas das reservas naturais do Estado.

“O objetivo é dar a oportunidade a quem se interessa a apoiar as Unidades de Conservação em diversas atividades: recepção e no uso público ao turista; manejo de trilhas; combate e prevenção a incêndios; resgate de faunas; entre outras ações administrativas”, disse Andreguetto.

O IAT se responsabilizará também por fornecer aos voluntários seguro de vida e acidentes durante a realização das atividades; certificado de participação; colete para identificação dos voluntários; alojamento (quando houver necessidade); material para orientação do voluntário quanto às atividades a serem desenvolvidas em cada UC e sua estrutura; transporte e alimentação, a depender da ação a ser desenvolvida.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site do IAT, o www.iat.pr.gov.br, escolher a Unidade de Conservação e a área que deseja atuar.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
 www.pr.gov.br

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!