Valmet firma novo contrato de manutenção de máquinas com Klabin

Valmet firma novo contrato de manutenção de máquinas com Klabin

Assessorias

Fornecimento de três escopos de serviço é realizado na Planta Piloto da unidade de Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR)

Fortalecendo a parceria com a Klabin, a Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, firma um novo contrato para manutenção de máquinas no Parque de Plantas Piloto da unidade de Monte Alegre.

O contrato de manutenção, também conhecido por MMO (Mill Maintenance Outsourcing) foi firmado por dois anos e engloba três áreas do parque localizado em Telêmaco Borba (PR): Centro de Tecnologia, tecnologia de extração de lignina (Lignoboost) e de produção de celulose microfibrilada (MFC).

A Valmet fornecerá profissionais residentes responsáveis pela manutenção mecânica, elétrica, instrumentação, analítica, metrologia e refrigeração. Os profissionais realizam as atividades de confiabilidade e manutenção das máquinas, que são de extrema importância para a segurança e estabilidade operacional.

Para o gerente de MMO e Contratos da Valmet na América do Sul, Fernando Paludo Rieger, este novo contrato reforça o know-how da empresa. “Estar presente em Monte Alegre significa muito para a Valmet. Sermos reconhecidos nessa unidade tem um valor especial e o nosso compromisso é entregar disponibilidade dos equipamentos para que tudo funcione da melhor forma possível”, explica.

Resultados significativos

A entrega de tecnologia e manutenção da Valmet tem auxiliado em diversos estudos e avanços para o setor de celulose e papel. Um dos escopos de aplicação do contrato de MMO da multinacional finlandesa é no Centro de Tecnologia da Klabin, responsável por diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento florestal e industrial, que realiza simulações das linhas de produção da fábrica e aplicações sustentáveis.

No Parque de Plantas Piloto da Klabin, a Valmet já entrega a tecnologia de extração de lignina (Lignoboost) – pioneira na América do Sul.  A produção da planta piloto da Valmet foi desenhada para atender às necessidades específicas da Klabin e faz parte do processo de fabricação de celulose, utilizada para geração de energia. A lignina é um polímero natural, componente da madeira utilizada na fabricação de celulose, separada após o processo de cozimento.

No auge da pandemia do novo coronavírus, o Centro de Tecnologia da Klabin, em conjunto com outros dois parceiros, identificou e desenvolveu uma formulação de álcool em gel a partir da celulose microfibrilada (MFC), extraída da madeira e que substitui o carbômero, importante componente utilizado na fabricação deste produto. Esse e outros testes são realizados desde novembro de 2019 na planta de MFC no Parque de Plantas Piloto da Klabin – primeira planta compartilhada de extração de lignina e MFC do mundo, fornecida pela multinacional finlandesa.

O gerente de MMO e Contratos da Valmet na América do Sul explica que “estudos e desenvolvimento de novos produtos significa muito para a Valmet. A parceria com a Klabin reforça que entregamos soluções e serviços completos. É importante estarmos alinhados com o cliente”, finaliza.

Sobre a Valmet

A Valmet, que em 2020 completa 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 13 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!