Acordo entre Sanepar e Frísia melhora qualidade de mananciais

Acordo entre Sanepar e Frísia melhora qualidade de mananciais

Da assessoria

A Sanepar e a Frísia Cooperativa Agroindustrial oficializaram, na quarta-feira (4), parceria com bovinocultores das cidades de Castro, Piraí do Sul e Carambeí, para reduzir o aporte de matéria orgânica nos mananciais de abastecimento. A parceria resulta de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Sanepar e a Cooperativa por meio do Programa Fundo Azul, da Sanepar.

O confinamento de bovinos produz grande quantidade de dejetos, e a inadequação em seu armazenamento provoca a contaminação do solo e da água, por meio da infiltração em fossas sem proteção, saturação do solo ou até mesmo por extravasamentos.

Com este acordo, a Sanepar fornecerá materiais para adequar e isolar as esterqueiras, como tubos e conexões, palanques de madeira tratada e arame liso. A empresa também irá fornecer e instalar geomembranas nas esterqueiras de 15 pequenas propriedades, selecionadas pela Frísia, que estão localizadas em bacias de mananciais.

A cooperativa, além de identificar as propriedades, já fez o dimensionamento das esterqueiras e dará orientação técnica e treinamento aos cooperados sobre o manejo dos dejetos, seu armazenamento e destinação. A Frísia também vai monitorar a execução dos serviços nas propriedades. “É uma parceria importante, que pode servir de modelo a iniciativas com outras cooperativas do Estado”, afirma a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes.

O coordenador Ambiental e Florestal da Cooperativa Frísia, Francis Dalton Bavoso, diz que o projeto foi selecionado entre outras propostas. “Vamos visitar cada propriedade e definir um cronograma de obras. A ideia é que as escavações, que ficarão a cargo dos próprios cooperados, comecem ainda este mês”. O Acordo de Cooperação tem prazo de doze meses de execução, com investimentos de R$ 140 mil.

Um dos beneficiados pelo Fundo Azul é o casal Tânia Maria Ribas e José Ênio Ribas, que tem uma pequena criação de vacas leiteiras em Carambeí.

Atualmente, utilizam uma fossa de tijolos, mas pretendem fazer as adequações em breve. “Essa doação dos materiais e o apoio técnico vai ajudar bastante. Sozinhos ficaria difícil”, afirma Tânia. Outras famílias também contam com os materiais e o apoio técnico para dar início às adequações nas propriedades.

FUNDO AZUL – O programa Fundo Azul foi criado pela Sanepar em 1998 para apoiar com recursos financeiros projetos e ações de recuperação, proteção e conservação dos mananciais de abastecimento. Reformulado recentemente, ele está alinhado ao Plano de Segurança Hídrica em implantação pela Sanepar. Atualmente, a Companhia possui projetos em andamento pelo Programa Fundo Azul nas cidades de Campo Mourão, Umuarama e Cascavel.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!