Maior delegação da história: veja o calendário dos 63 atletas e técnicos do Paraná em Paris

0 129

Da AEN/PR

Curitiba – O Paraná enviou aos Jogos Olímpicos de Paris a maior delegação de sua história: 63 pessoas, entre atletas e técnicos, das quais 35 representantes nas Olimpíadas, que já iniciaram e seguem até o dia 11 de agosto, e 28 nas Paralimpíadas, que acontecem entre 28 de agosto e 8 de setembro. Confira os nomes dos atletas e paratletas que com esforço e muito talento conquistaram classificação nos dois maiores e mais importantes eventos esportivos do planeta e no fim do texto a programação completa da participação nas Olimpíadas. 

A delegação conta com o apoio dos programas Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) e do Proesporte, ambos do Governo do Estado, desenvolvidos pela Secretaria do Esporte. Dos 63 atletas, 40 são bolsistas do GOP, número superior aos 35 apoiados pelo programa na Olimpíada de Tóquio 2020. Outros 20 são apoiados pelo Proesporte. Essa ação também é fruto de uma série de reportagens que contam histórias de paranaenses na Agência Estadual de Notícias, como Mari SantilliIsabela AbreuBárbara Domingos e Adailton Gonçalves.

Criado pelo Governo do Paraná em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é considerado o maior programa estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, conforme pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. Desde então, tem sido uma iniciativa de destaque no fomento e apoio aos talentos esportivos

A coordenadora do programa, Denise Golfieri, afirma que uma das metas do GOP é a superar sempre resultados anteriores. Essa meta vem sendo atingida a cada ciclo olímpico e paralímpico. “Quando abrimos as vagas destinadas à Categoria Olimpo para 2024, já estávamos confiantes em superar os 35 bolsistas que estiveram nos últimos Jogos em Tóquio. É uma alegria imensa ver o comprometimento de nossos talentos ajudando o programa a se consolidar desta forma”, declara.

A importância do Geração Olímpica e Paralímpica é destacada, também, pelo coordenador do Proesporte, Otávio Vinicius Taguchi. Ele conta que acompanhou de perto todo o ciclo da maioria dos atletas apoiados pelo GOP, que estão indo para Paris. “Eles tiveram um ganho significativo na aquisição de material e participação em competições internacionais, então é muito relevante, a gente tem o retorno dos atletas sobre o quanto é importante esse recurso”, adiciona.

Até o final de 2024, o programa terá investido mais de R$ 55 milhões em bolsas financeiras para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. A iniciativa é patrocinada pela Copel desde o início – e de forma exclusiva desde 2013.

O programa abrange, além do pagamento mensal de bolsas financeiras a atletas e técnicos, recursos necessários para a execução e gestão das atividades previstas, confecção de uniformes, material de divulgação e promoção, infraestrutura de logística (hospedagem, alimentação e transporte), programas de treinamento e capacitação, bem como avaliações médicas e laboratoriais dos atletas.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!