Da Redação
Ponta Grossa – O maior evento esportivo dos Campos Gerais começa neste sábado (15), a partir das 17 horas, com a abertura do 36º Jogos Estudantis Municipais (JEM), em Ponta Grossa, na Arena Multiuso. Após dois anos sem ser realizado, por conta da pandemia da Covid-19, a competição que neste ano reúne 7.200 atletas, contará com 140 escolas, recorde. Para falar dessa competição que acontece durante quinze dias é o coordenador geral do JEM, professor Carlos Henrique Pedroso.
Para Henrique, o evento deste ano será excepcionalmente em outubro, mas em 2023 volta ao calendário normal. “Os jogos estudantis municipais, por lei deve acontecer em maio, foi assim nas 35 edições anteriores”, frisou Henrique.
Serão 18 modalidades, divididas em cinco grupos tanto para o masculino, quanto para o feminino, durante quinze dias. Para ter noção da grandeza do evento, ” aproximadamente mil jogos acontecerão, além das provas de atletismo, natação, xadrez e maratona intelectual, em mais de 15 locais de competição, envolvendo 260 árbitros, 54 pessoas trabalhando diretamente na coordenação e média de 60 mil pessoas envolvidas”, acrescentou.
Quanto as premiações, serão conferidos 330 troféus e 4 mil medalhas.
O coordenador destacou que o evento deste ano conta com o patrocínio master da Continental, que fez o repasse de material esportivo da ordem de R$ 100 mil.
Inclusão
Neste ano acontece em 27 de outubro o festival de inclusão, a partir das 13h30, no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. Durante à tarde os pequenos paratletas mostrarão desenvoltura, correndo, jogando basquete, vôlei e dando chutes ao gol, num ambiente de inclusão.
Outros eventos
O JEM é o primeiro grande evento pós pandemia. Por questão de contigencionamento, Ponta Grossa não participou de nenhuma competição oficial do governo do Estado, como Jogos da Juventude, Abertos, Master, Japs ou Paradesporto.