Frio intenso marca o segundo dia de aventuras do 15° Transcatarina

0 2

Jipeira catarinense mostrou destreza para abrir caminhos com seu TR4
(Marcos Araújo/DFotos)

Chuva e baixas temperaturas marcaram a quinta-feira do desafio, que levou a maior parte da caravana a Lages. E vem mais por aí, já que São Joaquim e Urubici são os próximos destinos

Da Assessoria

Termômetros em queda no segundo dia das categorias adventure e de passeio do 15° Transcatarina. Quem retornou a Fraiburgo após percorrer caminhos da região na véspera se deparou com um cenário diferente na concentração desta quinta-feira (13): chuva fina, vento forte e um frio que exigiu casacos e todo o tipo de proteção. 

Com a umidade, a sensação térmica era bem inferior aos 9 graus registrados no começo da manhã. Um cenário que se repetiu nos diferentes percursos – os coordenadores puxaram os seus grupos ainda sem saber se seria possível cumprir à risca os roteiros previstos, ou se a água acumulada exigiria alguns desvios. Quando foi o caso, nada que atrapalhasse a diversão para os cerca de 230 inscritos em um dos principais eventos off-road do país. 

E se o frio já deu o tom a caminho de Lages, a promessa é de ser ainda mais gelado nesta sexta-feira, quando o destino de boa parte das categorias é São Joaquim. A cidade serrana conhecida por registrar as temperaturas mais baixas do Brasil tem mínima prevista de 1°C, com sensação negativa durante a noite. E, nessa época do ano, a neve é sempre uma possibilidade, o que tornaria a aventura ainda mais especial. Passeio Radical 01 e Expedition seguem para Urubici, na Serra do Corvo Branco, e lá também será importante se agasalhar bem. Mesmo caso da Adventure 01, em Orleans, e da Adventure 03, em Termas do Lago Gravatal.

O Transcatarina é uma aventura mais que democrática, já que há propostas para todos os níveis de experiência e equipamento. Da Expedition, que agrega veículos 4×4 originais ou de menor preparação com um ritmo mais tranquilo e menos dificuldades, à Adventure, para a turma do ‘quanto pior, melhor’. No meio do caminho está a Passeio Radical, considerada uma ‘universidade’ do fora-de-estrada, já que proporciona aos participantes a chance de praticar e aprender a superar situações bem mais exigentes. 

Se em 2022 a Passeio Radical tinha três divisões (01, 02 e 03), a grande procura levou este ano à criação de mais uma, a Passeio Radical 04, que rapidamente ganhou uma candidata a destaque. Dione Albuquerque (36 anos), de Balneário Camboriú (SC) não só marcou a presença feminina como foi além, em seu primeiro Transcatarina. Diante de atoleiros e fojos (turbilhões e água e lama), ela tem tomado a iniciativa para puxar a fila com seu Mitsubishi TR4 que ganhou uma preparação caprichada. Se alguns obstáculos parecem intransponíveis, ela mostra que não é o caso. 

“Adoro fazer trilha, sempre estive nesse meio e ser a primeira da fila do nosso grupo a encarar alguns desafios é muito gratificante. Eu estou aqui para isso, se precisar puxar outros carros, puxo. Vivenciar tudo isso é incrível. Comprei a TR4 há um ano e tinha o projeto de levá-la a eventos grandes assim”, diz a intrépida jipeira.

A edição dos 15 anos do Transcatarina se encerra sábado (15), em Tubarão, que receberá todos os participantes na já tradicional festa da chegada. Neste ano, o rally de regularidade 4×4 foi realizado na semana anterior (06 a 08).

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4×4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão. 

Dione se tornou destaque entre os participantes da Passeio Radical 04
(Marcos Araújo/DFotos)
Água e lama fizeram parte do roteiro enfrentado pelas categorias Adventure
(Ney Evangelista/DFotos)
Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!