Castro recebe mais de 300 atletas em prova na Fazenda Capão Alto

Evento com apoio da Prefeitura promove esporte, lazer e fomenta o turismo no município

0 32

Da Assessoria

Castro – Mais de 300 atletas de várias cidades do Paraná e de São Paulo enfrentaram trilhas em meio à mata nativa, com barro, obstáculos naturais e no cenário histórico da Fazenda Capão Alto, em Castro, para a disputa da Corrida na Roça, com percursos de corrida, caminhada guiada e corrida kids. O evento desse domingo (27) teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo por promover o turismo esportivo em Castro.

“Tava bem legal. O cenário é maravilhoso e o melhor é correr na nossa cidade. Muito boa a iniciativa de incentivar a atividade física aqui em Castro. Por mais corridas como essa”, afirmou a atleta Adriana Martins Gabriel, que é acostumada a disputar provas em outras cidades.

De acordo com Kasciano Morais, assessor especial da Prefeitura, o evento é parte do compromisso da Administração Municipal de fomentar o turismo esportivo. “Estamos hoje com este belo evento, com vários participantes de fora da cidade, movimentando hotelaria, gastronomia e o comércio de Castro, trazendo desenvolvimento econômico”, disse, ressaltando que, recentemente, a Prefeitura também apoiou o Desafio de Bike do Guartelá, com mais de 600 participantes, e anunciando que, em junho, a cidade sediará o primeiro Festival de Balonismo. “Temos a oportunidade de virar a chave do turismo de Castro, para que se destaque regional e nacionalmente”, frisou.

O secretário municipal e Governo, Ricardo Cardoso Filho, acompanhou a Corrida na Roça e também reforçou a importância de eventos esportivos para o fortalecimento do turismo. “A Fazenda Capão Alto tem um dos prédios mais antigos do município, onde começou a História do Estado do Paraná, e isso é muito importante. Nós vamos continuar fomentando o turismo e trazendo pessoas de fora para a nossa cidade”.

Uma das contrapartidas da empresa que realizou a corrida foi a inscrição gratuita de cerca de 30 jovens que participam das ações do Centro da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para o diretor do Ceju, a participação foi a oportunidade de oferecer aos jovens um domingo de lazer, saúde e bem-estar. “É importante porque eles saem do marasmo, de ficar em casa no celular. Atividade física é bom pra saúde, é bom pra mente, desenvolve a conexão com outros jovens. Quanto mais atividades desta forma tivermos, melhor pra eles”, avaliou Rogério Rodrigues diretor do Centro.

Para Kléber Cavali, organizador da corrida, as expectativas foram totalmente superadas. “Tanto na meta de número de atletas quanto em relação ao dia, com temperatura perfeita. O feedback dos atletas também foi sensacional. Só temos a agradecer a todos os nossos patrocinadores e ao importante apoio da Prefeitura”.

A Fazenda

Tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná, a Fazenda Capão Alto surgiu há 321 anos com a concessão da Sesmaria da Paragem do Iapó. O casarão em estilo colonial tem mais de 180 anos e preserva parte da História que perpassa várias fases do povoamento de Castro, desde a indígena, o tropeirismo, a escravagista, a aristocrática até a imigração holandesa.

Administrada por um Conselho Gestor, a Fazenda é mantida pelo Grupo Koelpe e recebe cerca de 500 visitantes por mês com finalidade educacional e cultural. “Aceitamos o desafio de sediar essa corrida porque ela tem o propósito de integrar as pessoas que gostam de atividade física em ambientes turísticos da área rural. Confiamos no compromisso de que o impacto seria mínimo, pois a organização cuida para não extrapolar o limite de carga de visitantes, garante a preservação do meio ambiente e não deixa resíduos. É um formato de evento que podemos repetir”, diz Koob Petter, administrador do espaço.

(Imagens: Divulgação) Casarão com mais de 180 anos foi cenário para o pódio

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.