Da Redação*
Paranaguá – A edição 2025 da Corrida do Porto reuniu 2.706 participantes no domingo (18), em Paranaguá, e teve como destaque o corredor Luiz Felipe de Oliveira, de 27 anos, morador de Castro, que conquistou o primeiro lugar na principal prova do evento, com percurso de 15 quilômetros.
Representando a equipe CWB Runner, Luiz Felipe completou o trajeto em 51 minutos e 33 segundos, o melhor tempo entre todos os competidores. Após a prova, ele dedicou a vitória à esposa, à filha e à mãe. “Sempre acreditem que amanhã vai ser melhor do que hoje”, declarou o atleta, que também agradeceu o apoio do treinador Fábio de Paula.
Trabalhador dos Campos Gerais, onde atua como pintor, Luiz Felipe reforçou a importância da persistência. “Quem começou a correr agora, não desista de treinar. Cada um tem seu tempo e ritmo. Sempre vamos ser o segundo lugar de alguém — o importante é fazer o que gostamos e continuar fazendo”, afirmou.
Com treinos regulares, acompanhamento técnico e alimentação balanceada, o atleta já se prepara para disputar uma corrida de rua em Porto Alegre, no mês de junho.
A corrida
O evento filantrópico, realizado pela Portos do Paraná e pelo Governo do Estado, recebeu 3 mil inscrições nesta edição especial em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá. A prova é considerada pioneira por ser realizada dentro de um terminal portuário em operação.
“A Corrida do Porto é um incentivo à prática de atividade física. Muitas pessoas afirmam que, depois de correrem conosco, desenvolveram o hábito da corrida, e isso é muito bom”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Participaram competidores de oito estados e 77 cidades brasileiras. Para garantir a segurança dos atletas, as operações portuárias foram suspensas por seis horas.
“Nós estamos, a cada ano, evoluindo com o evento, e a presença das pessoas é prova disso. Temos um recorde de participantes este ano, e a cidade acaba sendo prestigiada também”, reforçou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
“Muitos atletas vêm de outros municípios, o que fomenta a economia. Traz pessoas para conhecer Paranaguá. O dia está maravilhoso, né?! E isso colaborou para uma bela corrida hoje”, afirmou o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos.
Neste ano, novos trajetos foram incluídos e os esportistas puderam escolher entre três modalidades: caminhada/corrida de 5,5 km, corrida de 10 km ou corrida de 15 km. Para a segurança dos participantes, as atividades portuárias foram suspensas por seis horas na faixa portuária.
Além da inclusão do percurso de 15 km, a Corrida do Porto 2025 contou com uma praça de alimentação para os atletas. Após a prova, os participantes também puderam usufruir de um espaço de massagem, área kids e painéis interativos para fotos.
“Reforço a importância de a Secretaria Nacional de Esportes estar presente aqui, prestigiando o evento. Só temos a enaltecer a iniciativa do Porto e a participação da comunidade”, afirmou o secretário nacional de Portos, Alex Ávila.
A Corrida do Porto também é reconhecida por seu caráter filantrópico e apoio a causas sociais. Neste ano, o valor arrecadado com as inscrições será revertido em melhorias para o Lar de Idosos Perseverança e para o Asilo São Vicente de Paulo.
O evento é uma realização da Portos do Paraná e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com organização da Global Vita e da Pro Correr. A competição contou com patrocínio da Engine e da Cattalini, parcerias da Fiat Barigui e da Sanepar, além do apoio de Ellas, Da Colônia, Bonton, Soulglam, Supermercados Bavaresco, Copra, Safe, Kwm, Vitao, Above, Mili, Anhanguera, Lanac, Unimed Paranaguá e Hospital Paranaguá. A Cotriguaçu disponibilizou o estacionamento para que os atletas pudessem estacionar próximo a prova.
Vencedores da Corrida do Porto 2025
A atleta Bruna Carvalho foi a vencedora dos 5,5 km na categoria geral feminina. “Estou muito feliz, principalmente por estar aqui representando o Litoral. Esta é a terceira edição que participo, sendo a primeira como campeã. Achei que este ano ficou melhor ainda — conseguimos ver melhor o Porto por dentro.” Na categoria masculina, o vencedor foi Victor Langa de Oliveira.
O atleta Leandro Marcelino, vencedor na categoria geral 10 km masculino, também elogiou a paisagem da prova: “A vista é diferente. Você corre vendo os navios, aquele ar gostoso do mar — é algo especial.”
A corredora Thalya Hillebrant foi bicampeã na categoria geral 10 km feminino. “Estou muito feliz. Ano passado, consegui bater meu recorde pessoal, e hoje voltei com aquele gostinho de quero mais. A sensação de correr aqui no Porto é indescritível, é muito gostoso.”
A vencedora da categoria geral 15 km, Kelen Stocco, já havia participado de outras edições. “Já fiz a prova no passado, na categoria 5 km, e fui campeã geral. Este ano, voltei na nova categoria e achei maravilhoso.”
*Com Assessoria