Basquete feminino de Castro conquista 3º lugar nos Jogos da Juventude do Paraná

0 167

Da Redação

Durante o final de semana, na disputa pelo 3º lugar, as meninas do basquete de Castro enfrentaram a forte equipe de Campo Mourão e, com uma performance impecável, garantiram a vitória e a medalha de 3º lugar nos Jogos da Juventude do Paraná.

A campanha histórica marcou a volta da cidade ao pódio estadual após 23 anos. O time castrense superou as adversidades e a forte pressão da competição.

A primeira fase da competição, contra a equipe de Ponta Grossa, foi realizada entre 24 e 26 de maio em Prudentópolis, e marcada por um começo difícil para a equipe de Castro. Durante 70% do jogo, o time estava atrás no placar, mas, com paciência e excelente trabalho coletivo, as jogadoras conseguiram reverter a situação e vencer por 51 a 42. O segundo jogo contra o time princesino também foi repleto de emoção. As meninas de Castro começaram o confronto abaixo no marcador, chegando a estar 19 pontos atrás no primeiro tempo. Foi nesse momento que o treinador fez uma aposta corajosa, colocando em quadra as atletas mais novas, que faziam parte do segundo quinteto da equipe. A mudança deu certo: a diferença caiu para 11 pontos e, com muita determinação, as castrenses foram buscando a virada. Nos segundos finais, uma bola de três pontos da armadora Vânia garantiu a vitória, e a equipe de Castro virou o jogo para 42 a 41, conquistando o título de campeãs da fase regional.

A vitória na Fase Regional de Prudentópolis foi apenas o começo da jornada para as jovens jogadoras de basquete de Castro, que também se destacaram nas fases seguintes da competição. Na Fase Final, realizada entre 16 e 19 de outubro e de 30 de outubro a 1 de novembro em Campo Mourão, a equipe castrense fez história ao garantir uma vaga no pódio da maior competição estadual de base. Mesmo perdendo para a equipe de Curitiba, a chance do 3º lugar veio com a vitória sobre a equipe do oeste.

Para o técnico Vinícius Carneiro (Piu), “alcançar esta posição na elite do basquete Paranaense,  é motivo de muito orgulho para o município, pois a categoria desta competição é de 17 anos e nosso time é formado por atletas de apenas 15 anos de idade”, explicou o treinador. Piu também destaca que “o apoio dos Pais e a dedicação das atletas nesta temporada, foram fatores determinantes para os excelentes resultados”, finalizou.

Com atletas de apenas 15 anos, a equipe enfrentou adversários de alto nível técnico durante a temporada, participando de competições importantes, como os Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-17, o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 e a Fase Regional dos Jogos da Juventude Sub-17. Esta geração ainda possuem dois anos de projeção, onde ainda há muito á ser desenvolvido técnica/física e taticamente até os 17 anos, idade referente as categorias de bases nacionais

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!