Da Assessoria
Ponta Grossa – Estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio XII realizam uma Mostra de Conhecimento, neste sábado (11), das 9 às 13 horas. No evento, haverá exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, apresentação da Banda Marcial do Colégio, autógrafo de livros e arrecadação de brinquedos e livros de histórias infantis. A entrada é aberta ao público e gratuita.
A mostra traz trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas salas de aula dentro dos Projetos de Intervenção Social (PIS), os quais têm como objetivo promover o diálogo e valorizar o protagonismo dos estudantes.
Os projetos dos Anos Iniciais incluem temas como “Criança Segura”, que faz um alerta para crianças e familiares sobre os acidentes mais comuns na infância e “Sabores, aromas e histórias”, que busca resgatar a importância das ervas medicinais e dos temperos na vida das famílias e oferecer estímulos aos sentidos das crianças. No evento, também haverá sessão de autógrafos de livros produzidos e ilustrados pelos estudantes do 1o, 2º e 5o ano.
A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Cibele Guaringue, ressalta que os temas são relevantes no contexto atual. “Buscamos estimular as crianças em relação à pergunta investigativa do projeto, valorizando o protagonismo. Ao experimentar o mundo à sua volta, elas desenvolvem diversas competências, formulam hipóteses e compartilham conhecimento”, ressalta.
No Ensino Fundamental Anos Finais, os projetos desenvolvidos pelos estudantes tiveram como pano de fundo os valores Maristas, trazendo a interculturalidade, solidariedade, simplicidade e a sustentabilidade para dar sentido à pesquisa e a produção de conhecimento. Alguns projetos como “Os continentes da cidade bicentenária” e “Dom Casmurro”, envolveram temáticas vivenciadas nas aulas de modo interdisciplinar e criativo. As habilidades desenvolvidas em cada projeto evidenciam o protagonismo juvenil e o uso da tecnologia para resolver problemas presentes no cotidiano.
“A Mostra de Conhecimento possibilita que os alunos vivenciem a pesquisa de uma forma prática, já que por meio da realização dos projetos científicos eles pesquisam, formulam hipóteses, experimentam, fazem observações e interpretam os resultados obtidos”, afirma a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio, Cristiane Urbano.