Em um movimento conjunto, diversas entidades de classe, cooperativas, indústrias, transportadoras e empresas de variados setores protocolaram um documento na Prefeitura de Castro solicitando mudanças no projeto de pavimentação da Estrada do Socavão. A preocupação central dessas entidades é garantir que o pavimento seja compatível com o tráfego pesado de caminhões de nove eixos, um compromisso anteriormente assumido pela prefeitura, mas que foi excluído no edital de contratação da empresa de engenharia.
A importância desta demanda não pode ser subestimada. A Estrada do Socavão é vital para a circulação de caminhões pesados que transportam madeiras, minérios e produtos agrícolas, essenciais para a economia da região. A exclusão do requisito para tráfego pesado no edital não só contradiz compromissos públicos feitos pela administração municipal como também ignora a realidade crescente do uso de caminhões de nove eixos no Brasil. Estes veículos oferecem vantagens econômicas e ambientais significativas, como menor custo de frete, menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
A pavimentação adequada da Estrada do Socavão é crucial não apenas para o tráfego local, mas para a integração com o Contorno Norte de Castro, uma via já preparada para o tráfego de bitrens e rodotrens. É vital para conectar os Distritos Industriais 1 e 2, a sede do município e o Distrito do Socavão, além de se conectar com as rodovias PR-151 e PR-340, que também estão sendo adequadas para suportar o tráfego pesado.
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