Agência Turca de Notícias
Istambul-Forte terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a província de Kahramanmaras, ao sul da Turquia, na segunda-feira (6), de acordo com a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) do país. A AFAD observou que o terremoto ocorreu às 4h17 (01:17 GMT) e seu epicentro foi a 7 quilômetros de profundidade no distrito de Pazarcik.
O terremoto foi seguido por um terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o sudeste da província de Gaziantep, no sul. Posteriormente, um terceiro terremoto, com magnitude de 6,5, atingiu Gaziantep. O primeiro terremoto foi sentido em outras províncias do sudeste, incluindo Diyarbakir, e em países vizinhos, como Líbano e Síria.
Autoridades nas províncias de Malatya, Sanliurfa, Osmaniye e Diyarbakir relataram coletivamente pelo menos 49 mortes no desastre natural. O presidente da Türkiye, Recep Tayyip Erdogan, foi ao Twitter para transmitir seu apoio aos cidadãos afetados pelo terremoto. Acrescentou que a AFAD e outras entidades estão “em alerta”.
Ele observou que as equipes de resgate foram enviadas imediatamente para a província atingida pelo terremoto. “O nosso Ministério do Interior e Ministério da Saúde, AFAD, os governos provinciais e todas as outras instituições iniciaram o seu trabalho rapidamente”, disse. “Também estamos coordenando nosso trabalho pós-terremoto. Esperamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos, e continuaremos nosso trabalho.” Por sua vez, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que seis terremotos com magnitude superior a 6 graus atingiram o país na manhã de segunda-feira.