Rotary Club de Ponta Grossa Vila Velha realiza projeto Corona Zero em asilos de Ponta Grossa

0 4

O Rotary Club de Ponta Grossa Vila realizou o  “Projeto Corona Zero” em duas instituições de Longa Permanência de idosos de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (30).

Funcionários, colaboradores e residentes da Colmeia Cristã Abegail e Lar da Vovozinha Balbina Branco  passaram por testagem de covid-19. A ação faz parte do Projeto Corona Zero, realizado pelos Rotary em todo o Brasil, e tem o apoio do Ministério da Saúde.

Em Ponta Grossa, a testagem aconteceu sob a coordenação do Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha, presidido por Dionathan Jayme Queiroz. As instituições foram inscritas pelo Rotary Vila Velha no projeto nacional, após selecionadas foram enviados os nomes e dados pessoais de todos.   O projeto Corona Zero enviou de São Paulo: KIT de coleta  de aplicação de 160 testes RT-PCR, como swabs, solução salina, tubo falcon, as etiquetas já registradas no sistema GAL, os epis, macacão, luvas, propres  e protetores de acrílico. O Rotary é responsável de arrumar a parceria para a coleta e para envio até o Lacen de Curitiba.

Para a coleta o clube contou com o apoio e parceria do Laboratório Della Bianca, que realizou o trabalho voluntariamente, pela manhã  foi realizado os testes da Colmeia Espírita Cristã Abegail  e à tarde, no Lar das Vovozinhas Balbina Branco. Após a coleta, a parceria com a prefeitura de Ponta Grossa encaminhará o material coletado até Curitiba. De Curitiba segue por via aérea para o DASA em São Paulo. Os resultados de diagnóstico devem ser conhecidos dentro de dois dias após a entrega dos materiais coletados, e serão enviados por e-mail para as próprias instituições. Segundo,  Daiane Della Bianca, que realizou a coleta do material, e estava de aniversário no dia: “É gratificante passar o dia do aniversário, fazendo o que mais gosto, trabalhando na minha área e ajudando ao próximo. Espero que com esse resultado possamos proteger as vidas, evitando que a doença se propague”  

Em Ponta Grossa, duas instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) apresentaram surto da doença. É considerado surto, quando há mais de dois casos positivos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou o surto sendo mais de 11 mortes confirmadas em duas Instituições.

O serviço de epidemiologia do município solicitou uma cópia dos resultados e caso haja positivos, os dados farão parte dos números oficiais do estado.

Cleucimara Santiago

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!