Rápidas intervenções de policiais militares resultam no salvamento de bebês, em diversas localidades do estado
Da Assessoria
A ação rápida e precisa de policiais militares, durante o serviço operacional, resultou no salvamento de quatro bebês que, em cada um dos casos, haviam se engasgado com leite materno. A presença e atitude proativa dos policiais, resultou no salvamento e no pleno restabelecimento das crianças.
A situação mais recente delas, ocorreu na data terça-feira (15), no bairro Ouro Preto, em Sarandi. Um policial militar em serviço, pertencente ao 4º BPM, atuando como rádio operador na Companhia de Polícia Militar de Sarandi, salvou a vida de um recém-nascido que estava engasgado. A ocorrência teve início quando duas mulheres, em desespero, chegaram à frente da Companhia de Polícia Militar. Uma delas carregava nos braços um bebê de apenas 25 dias de vida. O recém-nascido estava engasgado e desfalecido, sem responder a qualquer estímulo.
Imediatamente, o policial militar percebeu a gravidade da situação e correu para prestar auxílio. Sem hesitar, iniciou manobras para desengasgar o bebê enquanto a mãe mantinha contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para solicitar assistência médica. Após aproximadamente 10 minutos de ação incansável, o bebê voltou a respirar, proporcionando um alívio a todos os presentes. Pouco tempo depois, a equipe do SAMU chegou ao local para dar continuidade no atendimento à criança.
Outras situações semelhantes ocorreram em datas anteriores. Na madrugada de quinta-feira (10), policiais militares do 12° Batalhão de Polícia Militar, em uma ação rápida, permitiram o salvamento de um bebê de apenas 12 dias de vida, que havia engasgado com leite materno. A ocorrência aconteceu no bairro Santa Felicidade, na capital do estado.
Já nos dias 13 e 15 de agosto, um mesmo policial militar, pertencente ao 16º Batalhão de Polícia Militar, foi protagonista de duas ações similares que resultaram no salvamento de dois bebês, respectivamente. As ações ocorreram no município de Guarapuava.
Estas rápidas e decisivas intervenções evitaram tragédias. Em todos os casos, a gratidão externada por familiares das crianças e comunidade local emocionou os policiais militares envolvidos nas ações e enobreceu, ainda mais, a atividade policial militar em todo o estado.