Parceria de crédito entre Fomento Paraná e BRDE já alcança 924 pequenos negócios
AEN
A Fomento Paraná completou neste mês a liberação de R$ 10 milhões captados junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para operações de microcrédito. Os recursos atenderam 924 empreendimentos de todas as regiões do Estado entre informais, MEIs e microempresas e são parte da estratégia de compartilhamento de funding das duas instituições.
BRDE e Fomento Paraná integram o Sistema Paranaense de Fomento, em conjunto com a Invest Paraná. O sistema é parte de uma diretriz do Governo do Estado para estimular o ambiente de negócios paranaense e atrair investimentos para promover a geração de emprego e renda, que impactam positivamente na melhoria na qualidade de vida da população.
Ao longo de todo o período da pandemia as duas instituições financeiras foram muito acionadas e tiveram papel fundamental na oferta de crédito para manutenção de milhares de empreendimentos e agora dirigem as ações com foco na retomada da atividade econômica. Durante esse período as instituições trabalharam de forma organizada e complementar.
“Desde a implementação do Sistema Paranaense de Fomento desenvolvemos uma intensa cooperação com o BRDE, conforme determina o governador Carlos Massa Ratinho Junior”, explica o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. “Sendo instituições financeiras, temos uma sinergia muito grande. Participamos em conjunto em eventos e rodadas de negócio, podemos partilhar operações de financiamento e somos parceiros no programa Banco do Agricultor Paranaense, que são bons exemplos da parceria”.
Entre os empreendimentos beneficiados está o restaurante do empresário Ailton Trevisolo, localizado no bairro Boqueirão, em Curitiba. “Comecei há menos de dois anos, ainda na pandemia, e preciso me firmar para competir no mercado. O valor que eu contratei serviu para comprar matéria-prima e foi uma forma de reduzir custos”, diz.
Através do financiamento, Ailton fez investimentos que permitiram baixar os preços do cardápio. O retorno veio logo e com uma base de clientes crescente, ele contratou uma pessoa a mais para trabalhar no restaurante.
A maior parte dos recursos repassados pelo BRDE foi direcionado a operações de microcrédito do programa Banco da Mulher Paranaense. Ao todo foram 512 negócios administrados por mulheres beneficiados em todo o Estado.
Para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, a parceria em torno da oferta de recursos para a Fomento Paraná está apenas em seu início. “Queremos cada vez mais aproveitar a capilaridade da Fomento Paraná para fazer chegar os recursos do banco aos pequenos negócios em todos os municípios paranaenses”, afirma Bley.
Segundo ele há um limite total de R$ 30 milhões em aberto para novas iniciativas na parceria entre as duas instituições.
Como contratar
O acesso às linhas de crédito de microcrédito da Fomento Paraná se dá principalmente por meio da Rede de Parceiros agentes de crédito, que atuam nas prefeituras conveniadas, em Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador nas diversas regiões do Estado, ou também na plataforma digital disponível a partir do portal institucional www.fomento.pr.gov.br.
As taxas de juros no microcrédito partem de 0,45% ao mês no Banco da Mulher Paranaense e 0,60% ao mês no Banco do Empreendedor e é possível obter garantias por meio do Fundo de Aval às Micro e pequenas Empresas (Fampe), uma parceria com o Sebrae.
A relação de agentes de crédito e os respectivos contatos estão disponíveis no mapa ao final da página principal do portal.