No 13ºBIB, oficiais da reserva da turma de 1972 ganharão placa homenageando os 50 anos da conclusão do curso

0 1

Vinicius Machado Especial Página Um News

Ponta Grossa– Servir o Exército Brasileiro por um longo período como praça ou oficial é um sonho pra milhares de brasileiros. No caso dos oficiais, estudos e treinamentos mais complexos entram na rotina dos que pretendem ingressar para postos mais altos. Completar 50 anos do curso e receber homenagens deve emocionar a geração de oficiais.

Em Ponta Grossa, a Associação de Oficiais R/2 (Aore/PG) organiza neste sábado o ‘Encontro Correia Lima 2022’, reunindo oficiais da reserva da turma de 1972, do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), que neste ano completa 50 anos do curso. O evento inicia às 9 horas com a recepção dos oficiais da reserva, no 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), em Ponta Grossa.

A programação segue até às 12h30, quando os egressos da turma de 1972 vão almoçar com os comandantes do batalhão. Também será instalado uma placa de 50 anos da turma no local.
O encontro é realizado anualmente, sempre em novembro e é o primeiro depois da pandemia. A turma de 1972 se reúne desde 2018, e segundo a organização, 15 dos 20 egressos daquele ano estarão presentes. Dos instrutores da época, dois também confirmaram presença.

Pré-evento

Para que o evento sempre aconteça, o NPOR local entra em contato com os ex-alunos e a Aore PG, encaminhando convite aos seus associados e comandantes locais que engloba também oficiais R2 de outras armas e serviços, como é o caso do 3º Regimento de Carros de Combate que tem oficiais de cavalaria.
O comando local da 5ª Brigada elabora o evento de forma magnífica, com a presença da tropa blindada para receber os ex-alunos do NPOR e aqueles que conseguiram servir ao exército como oficiais temporários por período de sete anos.

Associações no Brasil

No Brasil há 27 associações de oficiais da reserva R2 e o órgão gestor é o Conselho Nacional de Oficiais R2 (CNOR) que promove todo ano um encontro nacional, conhecido como Enorex, que em 2022 foi em Curitiba e a AORE PG participou.

Imagem: 13°BIB

*Com Sandro A. Carrilho

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!