Da Assessoria
Ponta Grossa – Pesquisa nacional por amostra de domicílios de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atesta que a parcela de pessoas que fazem trabalho voluntário no país registrou, ano passado, maior fatia em três anos. No estudo, ficou em 4,2% a parcela dos que fazem trabalho voluntário no total de pessoas de 14 anos ou mais de idade. Essa fatia é maior do que a de 2019 (4%) e de 2016 (3,8%), nos levantamentos anteriores em que o IBGE apurou esse tópico.
Na Diocese de Ponta Grossa, a Caritas Diocesana, em sintonia com a Caritas Brasileira, está comemorando a Semana do Voluntariado. Na terça-feira (22), em uma live, o presidente nacional da Caritas, Dom Mário Antônio da Silva, fez uma reflexão a respeito da sinodalidade e voluntariado, reforçando que a sinodalidade é o caminhar da escuta do povo de Deus. “Voluntário que escuta, dialoga, sabe discernir e agir. Ser voluntário Caritas é ser semeadura de esperança, para produzir frutos na caridade e vida das pessoas, para o bem de todo ser, de toda pessoa, e de toda humanidade”, enfatizou Dom Manoel. Integrantes da diretoria, funcionários e alguns voluntários da Caritas Ponta Grossa participaram.
Para fechar a programação alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado, na segunda-feira (28), às 19h30, será celebrada uma missa com a participação do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, na Paróquia São Pedro Apóstolo. Dom Sergio é o presidente de honra da Caritas. Depois, uma confraternização vai reunir funcionários e voluntários. O diácono Gilson Camilo da Silva, lembra que, neste final de semana, dentro do mês vocacional, comemora-se o Dia do Catequista e o Dia do Leigo. “Como é importante percebermos a presença do leigo na Igreja. A partir do Concílio Vaticano II, houve essa alavanca na participação do leigo. Para que fosse o protagonista da ação da Igreja. Vemos quanto trabalho é feito através dos nossos movimentos, pastorais, em todas as paróquias, e, são pessoas voluntárias, que se colocam à disposição para trabalhar o bem, para divulgar a beleza do Reino de Deus, de vivermos essa alegria que diz o Evangelho”, argumenta o presidente da Caritas Diocesana.
De acordo com o presidente, na Caritas é muito forte o trabalho voluntário. “Temos poucos funcionários, mas um número muito grande de voluntários. Estaremos comemorando dia 28. É importante que a Igreja celebre. Estaremos rezando por todos os voluntários. Nós, como igreja, precisamos estar valorizando, com as nossas palavras e ações, o trabalho bonito que o leigo faz nas nossas comunidades, se colocando à disposição para o trabalho. Sempre na frente, junto com o padre, escutando as orientações do pastor, tanto a nível diocesano, Dom Sergio, e com a equipe de evangelização, mas também nas paróquias. Cada um do seu jeito, em vários momentos, de diferentes formas, o voluntário está ali, ajudando”, ressalta Gilson Camilo da Silva.