Inverno 2022 deverá ter mais duas a três ondas de ar frio

Inverno 2022 deverá ter mais duas a três ondas de ar frio

Luana Dias

Nesta terça-feira (21), às 6h14, começa no Hemisfério Sul a estação mais fria do ano. Com três meses de duração, o inverno tem como características, além de temperaturas baixas, a ocorrência de geadas e de neve, a redução das chuvas, o que deixa a umidade do ar mais baixa, e noites mais longas com dias mais curtos, graças ao ângulo de inclinação do planeta, que nesta época do ano diminui a incidência de raios solares sobre a Terra.

Astronomicamente, o inverno tem três meses de duração, mas as ondas de ar frio, que costumam causar maior temor por terem a capacidade de derrubar drasticamente a temperatura do ar, não seguem esse mesmo calendário. De acordo com o Climatempo, “o inverno de 2022 terá frio frequente, mas só duas ou três massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país”.

O meteorologista Celso Oliveira explica que “serão diversas massas de ar frio, mas até agora, somente duas parecem ter potencial para efetivamente espalhar o frio intenso pelo país: uma na segunda quinzena de junho e outra em julho. Outra moderada a forte é esperada para agosto”.

La Niña

O fenômeno é marcado pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, e, sua ocorrência gera mudanças nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

Segundo informações do Climatempo, a atual ocorrência de La Niña vem perdendo força, mas a porção central e leste do Pacífico Equatorial segue fria, com temperatura abaixo da média. “Nota-se que a presença do fenômeno aumenta a frequência de massas polares. Mas não é o La Niña que define se essas massas polares terão grande penetração pelo interior do país.

O histórico mostra que vários anos frios foram com La Niña. Este ano, o fenômeno já está demonstrando tendência de enfraquecimento, mas vai persistir durante todo o inverno”, finaliza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!